ACERVOS E ARQUIVOS NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO: POSSIBILIDADES PARA A PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA<br>COLLECTIONS AND ARCHIVES IN RIO DE JANEIRO CITY: POSSIBILITIES FOR RESEARCH IN HISTORY OF MATHEMATICS EDUCATION
Palavras-chave:
História da Educação Matemática, Acervos e Arquivos, Rio de JaneiroResumo
Resumo
Em seu conhecido artigo “A Cultura Escolar como objeto histórico”, Dominique Julia afirma que “o historiador sabe fazer flechas com qualquer madeira”. Felizmente quando essa madeira é de boa qualidade e farta, o historiador tem a possibilidade de ter em suas mãos muitos meio para tentar (re)construir o passado. É fato que o Rio de Janeiro é um foco privilegiado de análise por sediar importantes instituições que mantém acervos sobre vários acontecimentos importantes aqui passados, dentro os quais a Biblioteca Nacional, o Arquivo Nacional, o Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro. O presente trabalho tem como objetivo apresentar algumas reflexões sobre as possibilidades de pesquisa em História da Educação Matemática tomando o Rio de Janeiro como foco e as pesquisas da autora como exemplos.
Abstract
In his well-known article "The School Culture as a historical object," Dominique Julia states that "the historian knows how to make arrows with any wood". Fortunately when this wood is of good quality and abundant, the historian has the chance to get their hands on many means to try to (re) construct the past. It is a fact that Rio de Janeiro is a prime focus of analysis for hosting important institutions that keep collections of several major past events here, as Bilblioteca Nacional, the Arquivo Nacional, the Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro. This paper aims to present some reflections on the possibilities of research in mathematics education history taking Rio de Janeiro focused and research of the author as examples.
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).