PDE/PR: os limites e as possibilidades de uma formação teórico-metodológica do professor de matemática em um programa de formação continuada <br> PDE/PR: the limits and possibilities of a theoretical and methodological training of mathematics teachers in a continuing education program
Palavras-chave:
Formação de professores, Programa de Desenvolvimento Educacional do Paraná, Educação Matemática.Resumo
Resumo
O artigo tem por objetivo mostrar as possibilidades e limites da formação teórico metodológica dos professores de matemática no Programa de Desenvolvimento Educacional do Paraná. Está organizado em três partes: na primeira apresenta os dois projetos hegemônicos de formação:o do lado do capital, o projeto de recuo da teoria e, de outro lado, o projeto dos movimentos dos educadores que defendem a formação teórico-metodológica. Na segunda parte, são analisados o PDE-PR e as DCE’s com relação as (im)possibilidades dessa formação. Na última parte, apresentam-se os resultados da análise das produções dos professores de matemática. Conclui que o PDE-PR constitui-se como uma possibilidade formação teórico-metodológica, apesar da sua operacionalização ter uma tendência para a racionalidade prática.
Abstract
The article aims to show the possibilities and limits of theoretical methodological training of mathematics teachers in the Educational Development Program of Paraná. It is organized into three parts: the first presents the two hegemonic projects of teacher training: the capital side, the theory retreat project and, on the other hand, the project about the movement of educators who defend the theoretical and methodological training. In the second part, the PDE-PR and DCE's are analyzed related to the (im)possibilities of such training. In the last part, the test results of math teachers productions are presented. It concludes that the PDE-PR was established as a possibility of theoretical and methodological training, despite its operation have a tendency to practical rationality.
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Referências
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