Concepções manifestadas por licenciandos em Matemática ao lidarem com tarefas envolvendo o conceito de Anel<br>Conceptions expressed by mathematics student’s in dealing with tasks involving the concept of ring

Autores

  • Marcelo Silva de Jesus Universidade Estadual de Londrina
  • Angela Marta Pereira das Dores Savioli Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2019v21i1p001-024

Palavras-chave:

Concepção de licenciandos em Matemática, Teoria APOS, Estrutura algébrica Anel.

Resumo

Este artigo apresenta alguns resultados de uma pesquisa que objetivou identificar e discutir por meio da teoria APOS as concepções manifestadas por licenciandos em Matemática de uma Universidade do Norte do Paraná ao lidarem com tarefas envolvendo o conceito de Anel. Para tanto, realizamos a coleta de dados por meio de cinco tarefas aplicadas a onze licenciandos concluintes da disciplina de Estruturas Algébricas. A partir dos registros escritos obtidos, identificamos as concepções (ação, processo, objeto, esquema) de cada um deles. O estudo evidenciou que cinco licenciandos ainda estavam na fase inicial da construção da concepção ação, quatro estudantes manifestaram ter a concepção ação, um estudante a concepção processo, um estudante a concepção objeto e nenhum estudante a concepção esquema.

This article presents some results of a research aimed to identified and discussed, through APOS Theory, the conceptions of Mathematics students from Northern Paraná University, in order to accomplish tasks concerning the concept of Ring. For that we conducted the data collection through five tasks applied to 11 students who were concluding the subject Algebraic Structures. From written records obtained, identified the conceptions (action, process, object, schema), of each student. The research showed that after taking classes of Algebraic Structures, five students showed they were still ah the starting process of the construction of the conception-action of ring, four students the conception-action, one student constructed a conception-object, one student the conception-process, and no student showed to have constructed the conception-schema.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marcelo Silva de Jesus, Universidade Estadual de Londrina

Licenciado em Matemática

Especialista em Educação Matemática

Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática

Doutorando em Ensino de Ciências e Educação Matemática

Angela Marta Pereira das Dores Savioli, Universidade Estadual de Londrina

Bacharelado em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1990), mestrado em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (1993) e doutorado em Matemática pela Universidade de São Paulo (2000).

Referências

ASIALA, M. et al. A Framework for Research and Curriculum Development in Undergraduate Mathematics Education. In: KAPUT, J.; SHOENFELD, A. H.; DUBINSKY, E. (Eds) Research in Collegiate Mathematics Education II, CBMS Issues in Mathematics Education. Estados Unidos: American Mathematical Society, 1996, v. 6, p. 1-32.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Tradução de Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. Lisboa: Edições 70, 1977.

BOGDAN, R. C. e BIKLEN, S. C. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Trad. Sob direção de Maria João Alvarez, Sara Bahia dos Santos e Telmo Mourinho Baptista. Portugal: Porto, 1994. 336 p.

CAMPOS, E. de. A noção de congruência algébrica no curso de Matemática: uma análise das respostas dos estudantes. 2009. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2009.

DOMINGUES, H. H.; IEZZI, G. Álgebra moderna. São Paulo: Atual, 2003.

DUBINSKY, E. et al. On Learning Fundamental Concepts of Groups Theory. Education Studies in Mathematics, v. 27, 1994. Disponível em <http://www.math.kent.edu/~edd/FundConGrpTh.pdf>. Acesso em: 11 nov. 2014.

DUBINSKY, E.; McDONALD, M. A. APOS: a Constructivist Theory of Learning in Undergrad Mathematics Education Research. In: HOLTON, D…et. al. (Eds.), The Teaching and Learning of Mathematics at University Level: An ICMI Study, Kluwer Academic Publishers, 2001. Disponível em <http://www.math.wisc.edu/~wilson/Courses/Math903/ICMIPAPE.PDF> Acesso em: 04 de nov. 2014.

DUBINSKY, E. Reflective Abstraction in Advanced Mathematical Thinking. In: TALL, David. (Org.), Advanced Mathematical Thinking, Holanda: Kluwer Academic Publishers, 2002, p. 95-123. Disponível em http://www.math.wisc.edu/~wilson/Courses/Math903/ReflectiveAbstraction.pdf. Acesso em: 15 nov. 2014.

DUBINSKY, E. (Ed). Dubinsky home page, 2003. Disponível em: http://www.math.kent.edu/~edd/. Acesso em: 19 nov. 2015.

FRANCO, H. J. R. Os diversos conflitos observados em alunos de licenciatura num curso de Álgebra: Identificação e análise. 2011. 101f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) – Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2011.

HAREL, G.; SELDEN, A.; SELDEN, J. Advanced Mathematical Thinking. In: GUTIÉRREZ, A; P; BOERO (Eds.). Handbook of Research on the Psychology of Mathematics Education: Past, Present and Future. Rotterdam: Sense Publishers, 2006, p.147-172.

HEFEZ, A. Os Números inteiros e racionais. In:______. Curso de Álgebra. 2ª edição. Rio de Janeiro: IMPA, 1993. p. 22-41.

KLUTH, V.S. Estruturas da Álgebra: investigação fenomenológica sobre a construção do seu conhecimento. 2005. 192f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2005.

LANG, S. Anéis. In:______. Estruturas Algébricas. 1ª edição. Rio de Janeiro: Ao livro técnico S.A, 1970. p. 40-54.

MONDINI, F. Modos de conceber a Álgebra em cursos de formação de professores de Matemática. 2009. 168f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2009.

PRADO, E. A. Alunos que contemplaram um curso de extensão em Álgebra linear e suas concepções sobre base de um espaço vetorial. 2010. 185f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. 2010.

SOUZA, S. A. O ensino de Álgebra no curso de licenciatura em Matemática. Videtur Letras. São Paulo, V.7, p. 23-26, 2004. Disponível em . Acesso em out. 2014.

Downloads

Publicado

2019-04-29

Como Citar

JESUS, M. S. de; SAVIOLI, A. M. P. das D. Concepções manifestadas por licenciandos em Matemática ao lidarem com tarefas envolvendo o conceito de Anel&lt;br&gt;Conceptions expressed by mathematics student’s in dealing with tasks involving the concept of ring. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 21, n. 1, 2019. DOI: 10.23925/1983-3156.2019v21i1p001-024. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/31695. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos