Avaliação do ensino e da aprendizagem: uma análise de dados acerca dos discursos dos professores<br>Evaluation of teaching and learning: a data analysis of the teacher's speeches
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2018v20i2p391-404Palavras-chave:
Avaliação, Análise Estatística Coesitiva, Educação MatemáticaResumo
Este artigo é o resultado de uma pesquisa realizada no âmbito da disciplina Didática da Matemática II ao longo do primeiro semestre de 2016, quando na época, discutíamos o tema Avaliação. Nesta pesquisa foi enviado um questionário via Google formulários a 134 professores de diversas áreas desde o ensino básico ao ensino superior e as respostas foram inseridas no software CHIC com o objetivo de analisarmos questões relativas à similaridade. Como resultado observamos que quanto maior era o grau de interação e de autonomia dos alunos, melhores eram os resultados obtidos, e, além disso, deixamos para futuros trabalhos a análise coesitiva e implicativa, pois, acreditamos que as três análises poderiam contribuir significativamente para a compreensão da concepção de avaliação dos professores.
This article is the result of a research carried out within the scope of Didactics of Mathematics II during the first semester of 2016, when, at the time, we discussed the theme Evaluation. In this research a questionnaire was sent via Google forms to 134 teachers from different areas from basic education to higher education and the answers were inserted in the CHIC software in order to analyze questions related to similarity. As a result, we observed that the greater the degree of interaction and autonomy of the students, the better the results were obtained, and, in addition, we leave for future works the cohesive and implied analysis, because we believe that the three analyzes could contribute significantly to the comprehension of teacher evaluation conception.
Metrics
Referências
ALMEIDA, M. E. B. de. Mapeando percepções de docentes no CHIC para análise da prática pedagógica. In: OKADA, A. (Org.). Cartografia cognitiva: mapas do conhecimento para pesquisa, aprendizagem e formação docente. Cuiabá: KCM, 2008. p. 331-341.
ALMOULOUD, S. A. Análise e Mapeamento Estatístico de Fenômenos Didáticos com CHIC. Capítulo 18, In Alexandra Okada (org.), Cartografia cognitiva – Mapas do conhecimento para pesquisa, aprendizagem e formação docente. Cuiabá: KCM editora, p. 303-324, 2008.
ALMOULOUD, S. A. L´analyse statistitique de données multidimensionnelles: outil révélateur des conceptions d´enseignants en formation. In: ENCONTRO CHIC, 2005
BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n° 9394/96. Brasília, DF, 1996.
COUTINHO, C. Q. S.; MIGUEL, M. I. R. Análise Exploratória de Dados: um estudo diagnóstico sobre concepções de professores. In: 30ª Reunião Anual da ANPED. Anais da 30ª Reunião Anual da ANPED, Caxambu-MG, 2007.
DEMO, Pedro. Ser professor é cuidar que o aluno aprenda. Porto Alegre: Mediação, 2004
GRAS, Régis. L’analyses des donnés: une méthodologie de traitement de questions de didactique. In: Recherches en Didactiques Mathématiques, vol 12-1. 1992.
LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 19.ed.– São Paulo: Cortez, 2003.
PIAGET, Jean. A epistemologia genética. Trad. de Nathanael C. Caixeiro. São Paulo: Abril Cultural, 1974. v. LI. (Coleção Os Pensadores).
PIAGET, Jean. O julgamento moral na criança. São Paulo: Mestre Jou, 1977.
SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Matemática e suas tecnologias. São Paulo: SEE, 2011.
SANCHES, I. Compreender, Agir, Mudar, Incluir: Da investigação – ação à educação inclusiva. Revista Lusófona de Educação, 5, 127-142. 2005.
VIGOTSKY, L. S. 1896-1934. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem – São Paulo – Ícone – Ed. Universidade de São Paulo – 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).