Registros de representação semiótica, relevância e conciliação de metas: uma análise do capítulo Sistemas de equações do 1º grau com duas incógnitas do livro Matemática compreensão e prática de Ênio Silveira<br>Registers of semiotic representation, relevance and goal-conciliation: an analysis of the chapter about systems of linear equations with two variables in Ênio Silveira’s book Matemática conpreensão e prática
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2018v20i2p140-170Palavras-chave:
Ensino de sistemas lineares, Teoria de conciliação de metas, Teoria de registros de representação semióticaResumo
Analisamos neste artigo o capítulo Sistemas de equações do 1º grau com duas incógnitas do livro Matemática Compreensão e Prática: 8º ano, de Ênio Silveira, a partir das noções teóricas de registros de representação semiótica, relevância e conciliação de metas. Assumimos a hipótese de que as atividades cognitivas de formação de representações identificáveis, tratamento e conversão de representações semióticas estão à serviço de conciliações ativas relevantes de um plano de ação intencional do autor que é passível de ser descrito e explicado pelos estágios de formulação de metas e de formulação, execução e checagem de hipóteses abdutivas antefactuais habilitadoras. Os resultados sugerem prevalência de exemplos e atividades que demandam conversão de representações de situações-problema em língua natural para a representação no registro algébrico, pouco desenvolvimento de interpretações gráficas, casos raros de conversões inversas e ausência de propostas de elaboração de problemas.
We analyze in this article the chapter about systems of linear equations with two variables in Ênio Silveira’s book Matemática Compreensão e Prática: 8º ano [Mathematics comprehension and practice: 8th grade], using the theoretical notions of registers of semiotic representation, relevance and goal-conciliation. We assume that cognitive activities of formation of identifiable representations, treatment and conversion of semiotic representations are at the service of relevant active conciliations of an author’s plan of intentional action, which we can describe and explain by the stages of formulation of goals and formulation, execution and checking of enabling ante-factual abductive hypotheses. The results suggest prevalence of examples and activities that require conversion of representations of problem/situations in natural language into representations in algebraic register, little development of graphic interpretations, rare cases of reverse conversions and lack of proposals for problem solving.
Metrics
Referências
BATTAGLIOLI, C. dos S. M. Sistemas lineares na segunda série do ensino médio: um olhar sobre os livros didáticos. 2008. 113 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Matemática)-Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2008.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2016.
DUVAL, R. Semiósis e pensamento humano: registros semióticos e aprendizagens intelectuais. Trad. de Lênio Fernandes Levy e Marisa Roâni Abreu da Silveira. São Pau-lo: Livraria da Física, 2009.
HOWARD, A.; RORRES, C. Álgebra linear com aplicações. Trad. de Claus Ivo Doe-ring. 8. ed. Porto Alegre: Bookmann, 2001.
KOLMANN, B.; HILL, D. R. Introdução à álgebra linear: com aplicações. Trad. de Alessandra Bosquilha. 8. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2014.
RAUEN, F. J. For a goal conciliation theory: ante-factual abductive hypotheses and proactive modelling. Linguagem em (Dis)curso, v. 14, n. 3, p. 595-615, set./dez. 2014.
SILVEIRA, E. Matemática: compreensão e prática: 8º ano. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2015.
SPERBER, D.; WILSON, D. Relevance: communication and cognition. 2nd. ed. Ox-ford: Blackwell, 1995 [1st. ed. 1986].
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).