Registros de representação semiótica, relevância e conciliação de metas: uma análise do capítulo Sistemas de equações do 1º grau com duas incógnitas do livro Matemática compreensão e prática de Ênio Silveira<br>Registers of semiotic representation, relevance and goal-conciliation: an analysis of the chapter about systems of linear equations with two variables in Ênio Silveira’s book Matemática conpreensão e prática

Autores

  • Vanessa Isabel Cataneo Centro Universitário Barriga Verde - Unibave
  • Fábio José Rauen Universidade do Sul de Santa Catarina -UNISUL

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2018v20i2p140-170

Palavras-chave:

Ensino de sistemas lineares, Teoria de conciliação de metas, Teoria de registros de representação semiótica

Resumo

Analisamos neste artigo o capítulo Sistemas de equações do 1º grau com duas incógnitas do livro Matemática Compreensão e Prática: 8º ano, de Ênio Silveira, a partir das noções teóricas de registros de representação semiótica, relevância e conciliação de metas. Assumimos a hipótese de que as atividades cognitivas de formação de representações identificáveis, tratamento e conversão de representações semióticas estão à serviço de conciliações ativas relevantes de um plano de ação intencional do autor que é passível de ser descrito e explicado pelos estágios de formulação de metas e de formulação, execução e checagem de hipóteses abdutivas antefactuais habilitadoras. Os resultados sugerem prevalência de exemplos e atividades que demandam conversão de representações de situações-problema em língua natural para a representação no registro algébrico, pouco desenvolvimento de interpretações gráficas, casos raros de conversões inversas e ausência de propostas de elaboração de problemas.


We analyze in this article the chapter about systems of linear equations with two variables in Ênio Silveira’s book Matemática Compreensão e Prática: 8º ano [Mathematics comprehension and practice: 8th grade], using the theoretical notions of registers of semiotic representation, relevance and goal-conciliation. We assume that cognitive activities of formation of identifiable representations, treatment and conversion of semiotic representations are at the service of relevant active conciliations of an author’s plan of intentional action, which we can describe and explain by the stages of formulation of goals and formulation, execution and checking of enabling ante-factual abductive hypotheses. The results suggest prevalence of examples and activities that require conversion of representations of problem/situations in natural language into representations in algebraic register, little development of graphic interpretations, rare cases of reverse conversions and lack of proposals for problem solving.

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Biografia do Autor

Vanessa Isabel Cataneo, Centro Universitário Barriga Verde - Unibave

Licenciada em Matemática pelo Centro Universitário Barriga Verde (Unibave). Mestre em Educação pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul). Docente no Centro Universitário Barriga Verde (Unibave) e na Rede Pública Estadual de Santa Catarina. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da Universidade do Sul de Santa Catarina (PPGCL/UNISUL).

Fábio José Rauen, Universidade do Sul de Santa Catarina -UNISUL

Doutor em Letras/Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina. Docente e Coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem da Universidade do Sul de Santa Catarina (PPGCL/UNISUL)

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Publicado

2018-10-03

Edição

Seção

Artigos