Contribuições de uma organização de ensino de sistemas lineares via resolução de problemas no 2º ano do ensino médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2025v27i1p217-246

Palavras-chave:

Ensino de matemática, Sequência didática, Abordagem de ensino, Sistemas lineares

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar e descrever as contribuições de uma organização de ensino via resolução de problemas para a aprendizagem do conteúdo de sistemas lineares. Os participantes foram 34 alunos do 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública. Os instrumentos e técnicas de registro de dados foram: gravação e transcrição de áudios, fotografias, folhas de registros dos alunos e notas de campo. A análise de dados baseou-se na pesquisa qualitativa descritiva e interpretativa e abarcou o desempenho e compreensão dos alunos nas quatro etapas da organização de ensino proposta: (1) de uso do problema como ponto de partida; (2) de formação do conceito; (3) de definição do conteúdo; e (4) de aplicação em novos problemas. Os resultados mostraram que inicialmente os grupos de alunos utilizaram mais a estratégia de tentativa e erro, revelando pouca recorrência às representações algébricas. Nas etapas seguintes, os grupos revelaram compreender os aspectos conceituais de equações lineares e sobretudo de sistema de equações, de modo que puderam estabelecer relação entre a linguagem conceitual e a linguagem formal, baseados nas representações algébricas. Na etapa 4, os grupos tiveram bom desempenho, porém constatamos dificuldades nas etapas de execução e monitoramento do processo de resolução de problemas. Concluímos que os alunos demonstraram entendimento da compreensão conceitual e dos processos algorítmicos de sistemas lineares, revelando contribuições da proposta de organização do ensino para o favorecimento da construção do pensamento algébrico.

Biografia do Autor

João Alessandro da Luz, Universidade Estadual de Maringá

Doutor em Ensino de Ciências e Matemática

Marcelo Carlos de Proença, Universidade Estadual de Maringá

Licenciado em Matemática (2005), mestre (2008) e doutor (2012) pela Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" - UNESP, campus de Bauru-SP. Professor Associado nível B do Departamento de Matemática da Universidade Estadual de Maringá - UEM. Professor do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática - PCM da UEM. Membro do Comitê Gestor de Formação Inicial e Continuada de professores da Educação Básica, da UEM. É líder do Grupo de Estudos em Resolução de Problemas na Educação Matemática (GERPEM). Atua na área de Educação Matemática, abordando os seguintes temas: resolução de problemas (ensino e aprendizagem), Formação inicial e continuada de professores que ensinam Matemática, formação de conceitos geométricos.

Referências

Amka, A. (2020). Problem Solving-Based Learning on Systems of Linear Equation in Three Variables at SMA Srijaya Negara Palembang. Problem Solving-Based Learning on Systems of Linear Equation in Three Variables at SMA Srijaya Negara Palembang.

Battaglioli, C. S. M. (2008). Sistemas Lineares na segunda série do ensino médio: um olhar sobre os livros didáticos. [Dissertação de Mestrado em Educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo].

Bogdan, R., & Biklen, S. (1994). Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto Editora.

Borges, M. E. O. (2018). Um mapeamento de pesquisas a respeito do estudo de Álgebra nos anos finais do EF e EM (2008 – 2017). [Tese de Doutorado em Educação Matemática, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo].

Brasil. Ministério da Educação. (2018). Base Nacional Comum Curricular. Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio (versão final). MEC, 2018.

Brasil. Ministério da Educação. (2021). INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Resultados PISA 2018. Recuperado em outubro 21, 2021, em http://portal.inep.gov.br/artigo/-/asset_publisher/B4AQV9zFY7Bv/content/pisa-2018-revela-baixo-desempenho-escolar-em-leitura-matematica-e-ciencias-no-brasil/21206.

Brasil. Ministério da Educação. (2021). INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Resultados SAEB 2019. Recuperado em outubro 21, 2021, em https://www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/noticias/saeb/desempenho-do-ensino-medio-melhora-no-saeb-2019.

Campos, M. A. (2019). Uma sequência didática para o desenvolvimento do pensamento algébrico no 6º ano do ensino fundamental. [Tese de Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências, Universidade Federal da Bahia].

Campos, M. A., & Farias, L. M. S. (2020). A Educação Matemática e o ensino de álgebra na perspectiva de desenvolvimento do pensamento algébrico. Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências, 9(1), 167-188.

Cataneo, V. I., & Rauen, F. J. (2018). Registros de representação semiótica, relevância e conciliação de metas: uma análise do capítulo Sistemas de equações do 1º grau com duas incógnitas do livro Matemática compreensão e prática de Ênio Silveira. Educação Matemática Pesquisa, 20(2), 140-170.

Coelho, F. U., & Aguiar, M. (2018). A história da álgebra e o pensamento algébrico: correlações com o ensino. Estudos Avançados, 32, 171-187.

Cury, H. N, & Bortoli, M. F. (2011). Pensamento algébrico e análise de erros: Algumas reflexões sobre dificuldades apresentadas por estudantes de cursos superiores. Revista de Educação, Ciências e Mathematics, 1(1), 101-113.

Delazeri, G. R. (2017). A competência de resolução de problemas que envolvem o pensamento algébrico: um experimento no 9º ano do ensino fundamental. [Dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Luterana do Brasil].

Dewi, I. L. K., Zaenuri, Dwijanto & Mulyono (2021). Identification of Mathematics Prospective Teachers' Conceptual Understanding in Determining Solutions of Linear Equation Systems. European Journal of Educational Research, 10(3), 1157-1170.

Duranti, A. (1997). Units of participation. Linguistic Anthropology, 280-330.

Echeverría, M. D. P. P., & Pozo, J. I. (1998). Aprender a resolver problemas e resolver problemas para aprender. A solução de problemas: aprender a resolver, resolver para aprender. Porto Alegre: ArtMed, 13-42.

Falcon, R. (2009). Algebraic Reasoning in the Middle Grades: A View of Student Strategies in Pictorial and Algebraic System of Equations. Online Submission. Recuperado em junho 10, 2023, em httpFs://eric.ed.gov/?id=ED525230.

Freitas, J. L. M., & Guadagnini, M. R. (2013). O uso da fatoração na resolução de equações do 2o grau por alunos do 9o ano do ensino fundamental. Anais do Seminário Sul-Mato-Grossense de Pesquisa em Educação Matemática, 7(1).

Fonseca, S. J. (2016). Análise das dificuldades enfrentadas por alunos do ensino médio em interpretar e resolver problemas de matemática financeira. [Dissertação de Mestrado em Matemática, Universidade Federal de Sergipe].

Gil, A. C. (2002). Como elaborar projetos de pesquisa (Vol. 4, p. 175). São Paulo: Atlas.

Godoy, A. S. (1995). Pesquisa qualitativa: tipos fundamentais. Revista de Administração de empresas, 35, 20-29.

Jordão, A. L. I. (2011). Um estudo sobre a resolução algébrica e gráfica de sistemas lineares 3x3 no 2º ano do ensino médio. [Dissertação de Mestrado em Educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo].

Kuhn, M., & Lima, E. (2021). Álgebra nos Anos Finais do Ensino Fundamental: reflexões a partir dos PCN e da BNCC para construção do pensamento algébrico significativo. REnCiMa. Revista de Ensino de Ciéncias e Matemática, 12(3), 1-23.

Lima, K. R. A. S. (2019). Dificuldades no ensino aprendizagem das equações do 2º grau dos alunos do 1º ano do ensino médio. [Monografia de Licenciatura em Matemática, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará].

Maharani, N. (2020). Perbandingan Tingkat Pemahaman Mahasiswa STMIK STIKOM Indonesia Pada Metoda Sarrus dan Metoda Cramer pada Penyelesaian Sistem Persamaan Linier. PENDIPA Journal of Science Education, 4(2), 66-73.

Martins, J. D. S. (2008). A fotografia e a vida cotidiana: ocultações e revelações. Sociologia da fotografia e da imagem. São Paulo: Contexto.

Negromonte, M. A. O., das Graças Silva, M., de Luna, C. C. A., & Coutinho, D. J. G. (2019). Construção do pensamento algébrio no ensino fundamental: dificuldades. Brazilian Journal of Development, 5(10), 20597-20610.

Oktaç, A. (2018). Conceptions about system of linear equations and solution. Challenges and strategies in teaching linear algebra, 71-101.

Pinheiro, B. R. M. (2019). Uma abordagem da álgebra dentro do currículo do EF: mudanças e proposta para sala de aula. 2019. [Dissertação de Mestrado Profissional de Matemática em Rede Nacional – Profmat, Universidade Federal do Semi-Árido].

Ponte, J. P. D. (2006). Números e álgebra no currículo escolar. XIV EIEM-Encontro de Investigação em Educação Matemática, 5-27.

Ponte, J. P., Branco, N., & Matos, A. (2009). Álgebra no ensino básico. Lisboa: DGIDC.

Pontes, E. A. S. (2021). Noção intuitiva no ato de ensinar e aprender matemática por meio de uma atividade de ensino de sistemas lineares com coeficientes positivos. Revista Baiana de Educação Matemática, 2(01), e202106-e202106.

Proença, M. C. (2018). Resolução de Problemas: encaminhamentos para o ensino e a aprendizagem de Matemática em sala de aula. Maringá: Eduem.

Proença, M. C. (2021). Resolução de Problemas: uma proposta de organização do ensino para a aprendizagem de conceitos matemáticos. Revista de Educação Matemática (REMat), 18, 1-14.

Proença, M. C., Maia-Afonso E. J., Mendes, L. O. R & Travassos, W. B. (2022). Dificuldades de Alunos na Resolução de Problemas: análise a partir de propostas de ensino em dissertações. Bolema: Boletim de Educação Matemática, 36, 262-285.

Proença, M. C., Campelo, C. D. S. A., & dos Santos, R. R. (2022). Problem Solving in BNCC: reflections for its insertion in the curriculum and in Mathematics teaching at Elementary School. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, 13(6), 1-19.

Ramos, M. L. P. D., & Curi, E. (2015). Análise de erros em resoluções de equação e inequação exponencial: revelando as dificuldades dos alunos. Unión-Revista Iberoamericana de Educación Matemática, 11(44).

Rakhmawati, I. A. & Saputro, D. R. S. (2019). An analysis of problem-solving ability among high school students in solving linear equation system word problems. In Journal of Physics: Conference Series, 1211(1), IOP Publishing, 1-10.

Roberts, A., & Le Roux, K. (2019). A commognitive perspective on Grade 8 and Grade 9 learner thinking about linear equations. Pythagoras, 40(1), 1-15.

Rosenthal, G. (2014). Pesquisa social interpretativa: uma introdução. EdiPucrs.

Schoenfeld, A. H. (1985). Mathematical problem solving. Academic Press.

Töman, U., & Gökburun, Ö. (2022). What Was and Is Algebraic Thinking Skills at Different Education Levels? World Journal of Education, 12(4), 8-20.

Valenzuela, S. T. F. (2007). O uso de dispositivos didáticos para o estudo de técnicas relativas a sistema de equações lineares no EF. [Dissertação de Mestrado em Educação, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul].

Publicado

2025-04-30

Como Citar

Luz, J. A. da, & Proença, M. C. de. (2025). Contribuições de uma organização de ensino de sistemas lineares via resolução de problemas no 2º ano do ensino médio. Educação Matemática Pesquisa Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados Em Educação Matemática, 27(1), 217–246. https://doi.org/10.23925/1983-3156.2025v27i1p217-246