Congruência em conversões de registros de representação semiótica: análise orientada pela noção de relevância<br>Congruence in conversion of registers of semiotic representation: relevance-theoretic analysis

Autores

  • Bazilicio Manoel de Andrade Filho IFSC
  • Fábio José Rauen Unisul

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2018v20i1p518-538

Palavras-chave:

Pragmática Cognitiva, Teoria da Relevância, Registros de Representação Semiótica.

Resumo

Analisamos neste estudo a noção de congruência em conversões de registros de representação semiótica em matemática. Para tanto, aplicamos o mecanismo de interpretação orientado pela noção teórica de relevância para descrever e explicar a conversão de três enunciados em língua natural para os registros algébrico e gráfico. As análises sugerem que a noção de congruência deve ser mais bem compreendida em termos relativos, de tal sorte que conversões podem ser mais ou menos congruentes conforme o conjunto de inferências requerido na tarefa, os registros de representação em pauta, o sentido da conversão, o nível de explicitação da formalização e o domínio de regras de formação envolvidas.


We analyze in this study the notion of congruence in conversions of registers of semiotic representation. For that, we apply the relevance-theoretic comprehension procedure to describe and explain the conversion of three propositions from natural language to the algebraic and graphical registers. The analyzes suggest that the notion of congruence must be better understood in relative terms, so that conversions may be more congruent or less congruent according to the set of inferences required in the task, the registers of representation at stake, the direction of the conversion, the required level of explicitness of formalization, and the mastery of the involved formation rules.


Metrics

Carregando Métricas ...

Referências

ANDRADE FILHO, B. M. Processos de conversão de registros em língua natural para linguagem matemática: análise com base na Teoria da Relevância, 2013. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem), Universidade do Sul de Santa Catarina, Tubarão, 2013. Disponível em: http://pergamum.unisul.br/pergamum/pdf/107703_Bazilicio.pdf.

ANDRADE FILHO, B. M. RAUEN, F. J. Conversão de registros de representação semiótica: análise guiada pela teoria da relevância, v. 25, n. 2. Campinas: Zetetiké, 2017, p. 289-304 Disponível em https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8647171

CARDOSO, M. C. Conciliação de metas, relevância e registros de representação semiótica em matemática. 2015. 173 f. Tese (Doutorado em Ciências da Linguagem)-Universidade do Sul de Santa Catarina, Tubarão, 2015.

DUVAL, R. Diferenças semânticas e coerência matemática: introdução aos problemas de congruência. 1988a. Trad. de Méricles Thadeu Moretti. Revemat, Florianópolis, v. 7, n. 1, 2012, p. 97-117. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5007/1981-1322.2012v7n1p97. Acesso em: 4 set. 2017.

______. Gráficos e equações: a articulação de dois registros. 1988c. Trad. de Méricles Thadeu Moretti. Revemat, Florianópolis, v. 6, n. 2, 201, p. 96-112. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5007/1981-1322.2011v6n2p96. Acesso em: 4 set. 2017.

______. Registros de representação semiótica e funcionamento cognitivo do pensamento. 1993. Trad. de Méricles Thadeu Moretti. Revemat, Florianópolis, v. 7, n. 2, 2012. p. 266-297. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5007/1981-1322.2012v7n2p266. Acesso em: 4 set. 2017.

______. Quelle sémiotique por l’analyse de l’activité et des productions mathématiques? Revista Latinoamericana de investigación em Matemática Educativa, Comitê latino Americano de matemática educativa, Distrito Federal, México, número especial, 2006, p. 45-82.

______. Registros de representações semióticas e funcionamento cognitivo da compreensão em matemática. In: MACHADO, Silvia Dias Alcântara (Org.). Aprendizagem em matemática: registros de representação semiótica. 4. ed. Campinas: Papirus, 2008.

______. Semiósis e pensamento humano: registros semióticos e aprendizagens intelectuais. Trad. de Lênio Fernandes Levy e Maria Rosâni Abreu da Silveira. São Paulo: Livraria da Física, 2009. Coleção Contextos da Ciência, fascículo 1.

______. Ver e ensinar a matemática de outra forma: entrar no modo matemático de pensar: os registros de representações semióticas. V.1. São Paulo: Proem, 2011.

SPERBER, D.; WILSON, D. Relevance: communication & cognition. 2nd. ed. Oxford: Blackwell, 1995. [1st. ed. 1986].

WILSON, D. Pragmatic theory. Trad. de Autor 2. London: UCL Linguistics Dept., 2004. Disponível em <http://www.phon.ucl.ac.uk/home/nick/pragtheory/>. Acesso em 15 mar. 2005.

Downloads

Publicado

2018-05-01

Como Citar

DE ANDRADE FILHO, B. M.; RAUEN, F. J. Congruência em conversões de registros de representação semiótica: análise orientada pela noção de relevância&lt;br&gt;Congruence in conversion of registers of semiotic representation: relevance-theoretic analysis. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 20, n. 1, 2018. DOI: 10.23925/1983-3156.2018v20i1p518-538. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/35247. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos