A tecnologia digital como estruturadora do pensamento geométrico<br>Digital Technology structuring of geometric thinking
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2020v22i1p444-461Palavras-chave:
Tecnologia Digital, Pensamento Geométrico, Geometria DinâmicaResumo
O presente artigo trata de uma análise do ambiente de geometria dinâmica (GDE) como um possível recurso estruturador do pensamento geométrico a partir da construção de applets dos pontos notáveis da figura triângulo. A atividade foi realizada com estudantes do curso de licenciatura em matemática. De forma qualitativa e exploratória, fundamentada na teoria da gênese instrumental e em autores que tratam do tema da incorporação da tecnologia digital[1], buscam-se evidências das mudanças ocorridas neste pensamento impulsionadas por esta tecnologia. A pesquisa sugere que existem fortes indícios de que a forma de pensar é alterada pelo uso, e que a partir deste uso melhora-se a capacidade em tarefas nas quais não se utiliza esta tecnologia.
This article deals with an analysis of the dynamic Geometry Environment (GDE) as a possible resource structuring of geometric thinking from the construction of applets of the notable points of the triangle figure. The activity was performed with students of the undergraduate course in mathematics. In an exploratory manner, based on the theory of instrumental genesis and in authors dealing with the theme of the incorporation of digital technology, there is evidence of the changes that occurred in this thought driven by such technology. The research suggests that there are strong indications that the way of thinking is altered by use, and that from that use improves the capacity in tasks in which this technology is not used.
[1] Aqui utilizamos como “tecnologia digital para o ensino”.
Metrics
Referências
ARTIGUE, Michèle. Learning Mathematics in a CAS Environment: The Genesis of a Reflection about Instrumentation and the Dialectics between Technical and Conceptual Work. International Journal of Computers For Mathematical Learning, [s.l.], v. 7, n. 3, p.245-274, 2002.
BASSO, Marcus; GRAVINA, Maria Alice. Mídias Digitais na Educação Matemática. In: GRAVINA, Maria Alice et al (Org.). Matemática, Mídias Digitais e Didática: Tripé para a Formação do Professor de Matemática. Porto Alegre: Evangraf, 2012. Cap. 1. p. 11-35.
BASSO, Marcus V. A. e NOTARE, Marcia. Tecnologia na Educação Matemática: Trilhando o Caminho do Fazer ao Aprender. In: RENOTE. v. 10. n.3. CINTED-UFRGS, 2012.
BORBA, Marcelo C.; SCUCUGLIA, Ricardo; GADANIDIS, G.. Fases das Tecnologias Digitais em Educação Matemática: Sala de aula e internet em movimento. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2014. v. 1. 149p.
COLL, César; MONEREO, Carles (Org.). Psicologia da Educação Virtual: Aprender e Ensinar com as Tecnologias da Informação e da Comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010.
DUVAL, Raymond. Basic Issues for Research in Mathematics Education. In: Proceedings of the Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education (PME) 24th, Hiroshima, v.1, 2000.
GRAVINA, Maria Alice. O Potencial Semiótico do GeoGebra na Aprendizagem da Geometria: Uma Experiência Ilustrativa. In: Vidya, p. 237-256, 2015.
GÓMEZ, Angel I. Perez. Educação na Era Digital: A Escola Educativa. Porto Alegre: Artmed, 2015.
KAPUT, J; HEGEDUS, S.; LESH, R. Technology Becoming Infrastructural in Mathematics Education. Foundations for the Future in Mathematics Education. New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates, Capítulo 8, p. 173-191, 2007.
LABORDE, et. al.Teaching and learning geometry with technology. In: Handbook of Research on the Psychology of Mathematics Education: Past, present and future. p.275-304, 2006.
LEUNG, Allen; BOLITE-FRANT, Janete. Designing Mathematics Tasks: The Role of Tools. Task Design In Mathematics Education, [s.l.], p.191-225, Springer International Publishing, 2015.
MARIOTTI, Maria Alessandra. Introduction to Proof: the mediation of a dynamic software environment. Educational Studies In Mathematics, [s.l.], v. 44, n. 1/2, p.2553, 2000.
PAPERT, Papert, Seymour M. A Máquina das Crianças: Repensando a Escola na Era da Informática. Porto Alegre, Artes Médicas, 1994.
RABARDEL, P.. Les hommes et les technologies: une approche cognitive des instruments contemporains. Paris: Armand Colin, 1995.
SILVA, Rodrigo Sychocki. Cadeias de Markov e Modelagem Matemática: da Abstração Pseudo-empírica à Abstração Refletida com Uso de Objetos Virtuais. Tese de Doutorado, Porto Alegre: UFRGS, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).