Pensamento geométrico, arte e questões raciais na educação infantil:

possibilidades e práticas pedagógicas decoloniais

Autores

  • Ariene Vitalino da Silva Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro
  • Bruno Gonçalo Penedo Souza Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Gabriela dos Santos Barbosa Universidade do Estado do Rio de Janeiro/professora adjunta

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2023v25i4p284-308

Palavras-chave:

Pensamento geométrico, Educação Infantil, Cultura afro, Decolonialidade

Resumo

Neste artigo, apresentamos e discutimos os dados de uma pesquisa que se propôs a investigar a construção do pensamento geométrico por crianças negras e faveladas na Educação Infantil, na favela da Maré, município do Rio de Janeiro, em uma perspectiva decolonial, a partir da arte. Mais especificamente, desenvolvemos e analisamos atividades que favorecem a construção do pensamento geométrico, tendo como principal recurso a obra Autorretrato de Tarsila do Amaral. O método empregado foi a pesquisa-ação. Concluímos que as crianças são extremamente capazes de analisar, nomear, relacionar e diferenciar as formas geométricas com os elementos encontrados na tela de Tarsila do Amaral e nos objetos que fazem parte do cotidiano, entre eles o próprio corpo. Constatamos também que a estratégia de ensino pautada nos projetos pedagógicos com viés interdisciplinar possibilita validar um currículo que perpassa a geometria e a arte, promovendo diálogos enriquecedores à aprendizagem integral das crianças. Essas ações, por sua vez, oportunizaram ações didáticas baseadas na decolonialidade e seus desdobramentos. A observação e análise do Autorretrato nos conduziu a reflexões sobre a cultura afro e à construção da identidade negra de forma afirmativa, favorecendo o protagonismo infantil.

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Biografia do Autor

Ariene Vitalino da Silva, Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro

Mestra em Educação pela UERJ. Professora da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro.

Bruno Gonçalo Penedo Souza, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Graduado em Licenciatura em Matemática

Gabriela dos Santos Barbosa, Universidade do Estado do Rio de Janeiro/professora adjunta

Mestre (USU), doutora (PUC-SP) e PhD (PUC_SP) em Educação Matemática. Porfessora do programa de pós-graduação em Educação, Comunicação e Cultura em Periferias Urbanas. Coordenadora da Licenciatura em Matemática. Estudos desenvolvidos na área de formação de conceitos, formação de professores e etnomatemática.

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Publicado

2023-12-23

Como Citar

SILVA, A. V. da; SOUZA, B. G. P. .; BARBOSA, G. dos S. Pensamento geométrico, arte e questões raciais na educação infantil:: possibilidades e práticas pedagógicas decoloniais. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 25, n. 4, p. 284–308, 2023. DOI: 10.23925/1983-3156.2023v25i4p284-308. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/63241. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Educação Matemática de pessoas historicamente marginalizadas no contexto escolar