Trabalho colaborativo e a utilização das tecnologias da informação e comunicação na formação do professor de Matemática.
Palavras-chave:
Tecnologias de Informação e Comunicação, Trabalho Colaborativo, Educação MatemáticaResumo
A introdução das TIC na escola tem proporcionado novos papéis para o professor. Aprender a lidar com a máquina não é mais suficiente, é preciso estar atento às novidades, explorar formas de usufruir do potencial da tecnologia. Nesse sentido, esse artigo, como ensaio, apresenta uma discussão teórica que aponta para a importância do professor de Matemática ter contato com tais tecnologias durante a sua formação docente, vivenciando momentos de reflexão e estudo coletivo sobre como os poderia utilizar no ensino e aprendizagem dos conteúdos próprios de sua disciplina. Acreditamos que tecnologia por si só não garante a qualidade no ensino e aprendizagem, porém pode ser um recurso valioso mediante reflexão crítica sobre seus limites e possibilidades e em contextos de trabalho colaborativo. Abstract The introduction of ICT in schools has given new roles to the teacher. To learn how to dial with the machine is not enough anymore, it is needed to be aware to novels, to explore ways of taken the potential of the technology. In this way, the article, as an essay, presents a theoretical discussion looking at the importance of the Mathematics teacher to have contact to such technologies along his/her education, by living moments of reflection and collective study on how to use them in the teaching and learning own contents of his/her discipline. We believe that technology per se does not guarantee the teaching and learning quality, however it can be a valuable resource by critical reflection on its limits and possibilities and in contexts of collaborative work. Keywords: Information and Communication Technology; Collaborative Work; Mathematics EducationMetrics
Carregando Métricas ...
Downloads
Publicado
2011-02-13
Como Citar
COSTA, M. L. C.; LINS, A. F. Trabalho colaborativo e a utilização das tecnologias da informação e comunicação na formação do professor de Matemática. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 12, n. 3, 2011. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/4509. Acesso em: 21 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).