Negociações, rupturas e renegociações numa sala de aula com o saber equação do segundo grau<br>Negotiations, breaks and renegotiations in a classroom with the knowledge of the second-degree equation
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2019v21i5p162-176Palavras-chave:
Relação Didática. Contrato Didático. Negociações. Rupturas.Resumo
O objetivo do artigo é analisar as relações contratuais, que emergem da relação didática, numa sala de aula de matemática no 9º ano do ensino fundamental, quando o saber algébrico é a equação do segundo grau entra em cena no jogo didático. Para tornar possível a investigação, elegemos como campo teórico e metodológico a noção de Contrato Didático, um dos pilares da teoria das situações didáticas, esse fenômeno implica regras que emergem da relação didática e que são determinantes para o funcionamento do sistema didático. Na metodologia utilizamos uma filmagem e, posteriormente, a transcrição e análise. Os resultados apontam que o professor contempla, negociações, rupturas e renegociações na relação didática. No entanto, podemos observar em alguns momentos uma reorganização contratual e o estabelecimento de um núcleo duro do contrato.Metrics
Carregando Métricas ...
Downloads
Publicado
2019-11-06
Como Citar
LEITE DE ALMEIDA, F. E.; BRITO LIMA, A. P. de A. Negociações, rupturas e renegociações numa sala de aula com o saber equação do segundo grau<br>Negotiations, breaks and renegotiations in a classroom with the knowledge of the second-degree equation. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 21, n. 5, 2019. DOI: 10.23925/1983-3156.2019v21i5p162-176. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/45551. Acesso em: 18 nov. 2024.
Edição
Seção
Finalizada - LADIMA 2018 - Número especial - A Didática da Matemática, formação de professores e práticas docentes.
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).