Negociações, rupturas e renegociações numa sala de aula com o saber equação do segundo grau<br>Negotiations, breaks and renegotiations in a classroom with the knowledge of the second-degree equation

Autores

  • Fernando Emílio Leite de Almeida Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - IFPE https://orcid.org/0000-0001-7059-8050
  • Anna Paula de Avelar Brito Lima Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2019v21i5p162-176

Palavras-chave:

Relação Didática. Contrato Didático. Negociações. Rupturas.

Resumo

O objetivo do artigo é analisar as relações contratuais, que emergem da relação didática, numa sala de aula de matemática no 9º ano do ensino fundamental, quando o saber algébrico é a equação do segundo grau entra em cena no jogo didático. Para tornar possível a investigação, elegemos como campo teórico e metodológico a noção de Contrato Didático, um dos pilares da teoria das situações didáticas, esse fenômeno implica regras que emergem da relação didática e que são determinantes para o funcionamento do sistema didático. Na metodologia utilizamos uma filmagem e, posteriormente, a transcrição e análise. Os resultados apontam que o professor contempla, negociações, rupturas e renegociações na relação didática. No entanto, podemos observar em alguns momentos uma reorganização contratual e o estabelecimento de um núcleo duro do contrato.

Metrics

PDF views
209
Nov 07 '19Nov 10 '19Nov 13 '19Nov 16 '19Nov 19 '19Nov 22 '19Nov 25 '19Nov 28 '19Dec 01 '19Dec 04 '1912
| |

Downloads

Publicado

2019-11-06

Como Citar

LEITE DE ALMEIDA, F. E.; BRITO LIMA, A. P. de A. Negociações, rupturas e renegociações numa sala de aula com o saber equação do segundo grau&lt;br&gt;Negotiations, breaks and renegotiations in a classroom with the knowledge of the second-degree equation. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 21, n. 5, 2019. DOI: 10.23925/1983-3156.2019v21i5p162-176. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/45551. Acesso em: 20 abr. 2025.

Edição

Seção

Finalizada - LADIMA 2018 - Número especial - A Didática da Matemática, formação de professores e práticas docentes.