Relações entre o Livro Didático e o Contrato Didático: a proposição do Contrato Didático Potencial (CDP)<br>Relationships between the Didactic Book and the Didactic Contract: the proposition of the Potential Didactic Contract

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2020v22i1p231-252

Palavras-chave:

Contrato Didático, Livro Didático e Contrato Didático Potencial.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo tecer discussões a respeito do Contrato Didático Potencial (CDP), o qual se refere especificamente ao Contrato Didático presente na abordagem do livro didático. Este contrato não se encontra originalmente definido na literatura, sendo sua definição uma contribuição desse estudo. Consideramos que o livro didático é escrito em função de professor e alunos hipotéticos possuindo intenções sobre como o saber deve ser negociado em sala de aula, partindo disso propomos a definição dos elementos contratuais já discutidos na literatura sob a ótica do Livro Didático, isto é, expectativas, regras de contrato potencial, indícios de rupturas e indícios de efeitos de contrato. O Contrato Didático Potencial apresenta um campo frutífero para a investigação do livro didático sob a ótica do Contrato Didático.

This paper aims to make discussions about the Potential Didactic Contract (CDP), which refers specifically to the Didactic Contract present in the textbook approach. This contract is not originally defined in the literature, and its definition is a contribution of this study. We consider that the Textbook is written as a function of teacher and hypothetical students, having intentions on how knowledge should be negotiated in the classroom. Based on this assumption, we propose the definition of contractual elements, already discussed in the literature, from the perspective of the Book. Didactic, that is, expectations, potential contract rules, evidence of breaches and evidence of contract effects. The Potential Didactic Contract presents a fruitful field for the investigation of the Textbook from the perspective of the Didactic Contract.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Quércia Carvalho Eloi, Secretária de Educação do Estado de Pernambuco

Professora do quadro efetivo da Secretária de Educação de Pernambuco.

Vladimir Lira Veras Xavier de Andrade, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Professor do departamento de matemática.

Referências

ALMEIDA, F. E. L. de. O contrato didático e as organizações matemáticas e didáticas: analisando suas relações no ensino da equação do segundo grau a uma incógnita. Tese (Doutorado em Ensino das Ciências ). Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2016.

ALMEIDA, F. E. L; BRITO LIMA, A. As negociações e efeitos de contrato didático numa sala de aula de matemática. In: Fenômenos Didático em uma aula de introdução à álgebra: múltiplos olhares e perspectivas teóricas / Org. Anna Paula Avelar de Brito Lima et al. – Recife: Editora UFPE, 2017.

BESSOT, A; LHE THI HOAI, A. Une étude du contrat didaqtique: a popros de La Racine carreé. Petit x, n.36, p. 39 – 60, 1994.

BESSOT, Annie.. Une Introduction à la thèorie des situations didactiques.

Master “Mathématiques, Informatiques” de Grenoble 2003-2004. Nº 91. Oct. 2003.

BRITO MENEZES, A.P.A..Contrato Didático e Transposição Didática: Inter-Relações entre os Fenômenos Didáticos na Iniciação á Álgebra na 6º Série do Ensino Fundamental. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, Recife, 2006.

BROUSSEAU, G. Fondementes e méthodes de la didactique dês mathématiques. In: Recherche en Didactiquedes Mathématiques,,v. 7, n.2, p. 33-115, 1986.

_______________.Le Contrat Didactique: le milieu. Traduzido por Méricles Tadeu Moretti. RDM, vol. 09, n. 03, p. 309-336, 1988.

_____________. Fundamentos e Métodos da Didática da Matemática. In:

Didáctica das Matemáticas /Brun, J... [et al]; Direção: Jean Brun. Trad: Maria José Figueredo, Lisboa: Instituto Piaget, 1996

_____________. Introdução ao Estudo da Teoria das Situações Didaticas:

Conteúdos e Metodos de Ensino / Guy Brousseau; Apresentação de Benedito

Antonio da Silva; Consultoria Tecnica de José Carlos Miguel; [Tradução Camila

Bogea].– São Paulo: Ática, 2008.

¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬

CARVALHO, J. B. P.; LIMA, P. F. Escolha e uso do Livro Didático. In: Coleção Explorando o Ensino, v. 17. Brasília, 2010.

CAVALCANTE, J. L. . A dimensão cognitiva na Teoria Antropológica do Didático: reflexão teórico-crítica no ensino de probabilidade na Licenciatura em Matemática. Tese (Doutorado em Ensino das Ciências). Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE, Recife, 2018.

CHEVALLARD, Y; BOSCH, M; GASCÒN, J. Estudar Matemáticas: o elo perdido

entre o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 2001.

DANTE, L. R.. Matemática: Contextos e Aplicações: Luiz Roberto Dante. 2 ed.São Paulo: Editora ática, 2014. (1º e 2º ano do Ensino Médio).

ELOI, Q. C. Relações entre o Contrato Didático Potencial (CDP) proposto na abordagem do Livro Didático e o Contrato Didático estabelecido entre professor e alunos quando se tem o saber Função Afim em cena em uma turma de 1º ano do Ensino Médio. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências). Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE, Recife, 2019.

GIOVANNI, J. R. et al. Matemática: Uma nova abordagem: José Ruy Giovanni et al. 3 ed. São Paulo: FTD, 2013. (2º ano do Ensino Médio).

JONNAERT, P.; BORHT, C.. Criar Condições Para Aprender: O Sócio Construtivismo na Formação de Professores/Philippe Jonnaert e Cécile Vander Borght; Trad. Fátima Murad. – Porto Alegre: Artmed Editora, 2002.

OLIVEIRA DE SOUZA, L. A dinâmica do contrato didático na elaboração e aplicação de uma intervenção didática sobre Calorimetria baseada na resolução de situações-problema. Recife. 151f. Dissertação (Mestrado em ensino das ciências). Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2018.

PAIS, L. C. Didática da Matemática: Uma análise da influência francesa. Belo Horizonte: Autêntica, 2011. Pernambuco – UFRPE, 2015.

ROSA DOS SANTOS, M. .Resolução de problemas envolvendo área de paralelogramo: um estudo sob a ótica do contrato didático e das variáveis didáticas. Recife. 178f. Dissertação (Mestrado em ensino das ciências). Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2005.

SARRAZY, B.. Le contrat didactique. Revue française de pédagogie. n. 112, p. 85-118, 1995.

SCHUBAUER-LEONI, M. L. Le contrat didactique dans une approche psychosociale des situations didactiques. Interactions Didactiques: le contrat didactique: differentes approches, n. 8, 1988.

SILVA, B. A. Contrato Didático / Educação Matemática uma Nova Introdução / Anna Franchi... et al; org. Silvia Dias Alcântara Machado – 3. ed. Revista. – São Paulo: EDUC, 2008.

Downloads

Publicado

2020-01-31

Como Citar

ELOI, Q. C.; ANDRADE, V. L. V. X. de. Relações entre o Livro Didático e o Contrato Didático: a proposição do Contrato Didático Potencial (CDP)&lt;br&gt;Relationships between the Didactic Book and the Didactic Contract: the proposition of the Potential Didactic Contract. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 22, n. 1, 2020. DOI: 10.23925/1983-3156.2020v22i1p231-252. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/44204. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos