CONTRATO DIDÁTICO E SUAS INFLUÊNCIAS NA SALA DE AULA

Autores

  • Rinaldo Cesar Beltrão Sec. de Educação da Prefeitura da Cidade do Recife e Sec. de Educação do Município de Jaboatão dos Guararapes-PE
  • Carla Maria Pinto Souza Sec. de Educação do Governo do Estado de Pernambuco e Sec. de Educação do Município de Jaboatão dos Guararapes-PE
  • Cláudia Patricia Silverio Silva Aluna do Curso de Mestrado em Ensino das Ciências e Matematica da UFRPE.

Palavras-chave:

contrato didático, situações didáticas, regras

Resumo

Investiga as negociações, rupturas e efeitos de contrato didático que surgiram durante uma aula do curso de Mestrado em Ensino de Ciências da UFRPE por meio da socialização de uma atividade de Matemática, estando os alunos divididos em grupos por área de conhecimento. O aporte teórico está fundamentado na Teoria das Situações Didáticas proposta por Guy Brousseau. A pesquisa foi realizada aplicando-se uma sequência didática sobre Progressão Aritmética, do uso da gravação dos diálogos em áudio, enquanto instrumento de construção de dados, da sua transcrição e da análise de seu conteúdo enquanto caminhos para discussão e para instituição de resultados. As informações analisadas apontam o surgimento de diversas regras de contrato que são explicitadas no momento em que professores e alunos se reúnem em torno de um saber.

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Publicado

2010-10-29

Como Citar

BELTRÃO, R. C.; SOUZA, C. M. P.; SILVA, C. P. S. CONTRATO DIDÁTICO E SUAS INFLUÊNCIAS NA SALA DE AULA. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 12, n. 2, 2010. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/2812. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos