CONTRATO DIDÁTICO E SUAS INFLUÊNCIAS NA SALA DE AULA
Palavras-chave:
contrato didático, situações didáticas, regrasResumo
Investiga as negociações, rupturas e efeitos de contrato didático que surgiram durante uma aula do curso de Mestrado em Ensino de Ciências da UFRPE por meio da socialização de uma atividade de Matemática, estando os alunos divididos em grupos por área de conhecimento. O aporte teórico está fundamentado na Teoria das Situações Didáticas proposta por Guy Brousseau. A pesquisa foi realizada aplicando-se uma sequência didática sobre Progressão Aritmética, do uso da gravação dos diálogos em áudio, enquanto instrumento de construção de dados, da sua transcrição e da análise de seu conteúdo enquanto caminhos para discussão e para instituição de resultados. As informações analisadas apontam o surgimento de diversas regras de contrato que são explicitadas no momento em que professores e alunos se reúnem em torno de um saber.Metrics
Carregando Métricas ...
Downloads
Publicado
2010-10-29
Como Citar
BELTRÃO, R. C.; SOUZA, C. M. P.; SILVA, C. P. S. CONTRATO DIDÁTICO E SUAS INFLUÊNCIAS NA SALA DE AULA. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 12, n. 2, 2010. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/2812. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).