O uso de tecnologias para ensino de trigonometria: estratégias pedagógicas para a construção significativa da aprendizagem.
Palavras-chave:
tecnologias na educação, educação matemática, aprendizagem significativa, ensino de trigonometria, GeoGebraResumo
Este artigo traz os resultados de uma pesquisa realizada em uma escola pública de São Paulo, com alunos do Ensino Médio, e que investigou a eficiência de estratégias pedagógicas com tecnologias na construção significativa do conhecimento sobre conceitos iniciais de trigonometria, e, de forma mais específica, sobre seno e cosseno. A investigação valeu-se de dois instrumentos distintos, sendo o primeiro com o uso de tecnologias “tradicionais” e o segundo com o uso de tecnologias digitais. Além disso, foram considerados os erros cometidos durante o processo como forma de identificar concepções e de compreender conceitos já estruturados cognitivamente. Os resultados indicaram que o uso de uma estratégia pedagógica, amparada por tecnologias diversas, pode resultar em avanços cognitivos sobre o tema em estudo. Palavras chave: tecnologias na educação, educação matemática, aprendizagem significativa, ensino de trigonometria, GeoGebra. Abstract This paper describes a research study carried out in a public school of São Paulo, with high school students, which sought to investigate the efficiency of the use of teaching strategies with technologies in order to build significant knowledge about early concepts of trigonometry, including sine and cosine. In order to achieve these intentions, the investigation used two instruments: the first using “traditional” technologies, and second using digital technologies. The errors committed during the process were considered, as a way to identify conceptions and in order to understand the concepts previously structured, which allowed reorganizing the learning process in a significant way. The results pointed out that the use of a pedagogical strategy, supported by technologies, can result in cognitive advances about the studied subject. Keywords: technologies in education, mathematics education, significant learning, teaching trigonometry, GeoGebraMetrics
Carregando Métricas ...
Downloads
Publicado
2011-02-13
Como Citar
OLIVEIRA, G. P. de; FERNANDES, R. U. O uso de tecnologias para ensino de trigonometria: estratégias pedagógicas para a construção significativa da aprendizagem. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 12, n. 3, 2011. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/4631. Acesso em: 21 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).