REFLEXÕES ACERCA DA TECNOLOGIA E SUA INSERÇÃO NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA<br>REFLECTIONS ABOUT THE TECHNOLOGY AND ITS INSERTION IN THE RESEARCH IN MATHEMATICS EDUCATION

Autores

  • Gerson Pastre de Oliveira PUC-SP
  • Mariana Dias Gonçalves PUC-SP
  • Celso Marquetti PUC-SP

Palavras-chave:

tecnologias e Educação Matemática, fluência tecnológica, seres-humanos-com-mídias

Resumo

Este texto discorre sobre o papel das tecnologias na construção do conhecimento matemático a partir de estratégias didáticas que permitam o emprego da visualização, da experimentação e do dinamismo como elementos fundamentais de uma configuração na qual pessoas e mídias não são vistas separadamente. Entre os conceitos destacados, constam as asserções filosóficas de Lévy (1993) sobre as tecnologias intelectuais, que serviram de base, por sua vez, em conjunto com a perspectiva de reorganização do pensamento de Tikhomirov (1981), para o constructo seres-humanos-com-mídias e para a proposta que trata da fluência para uso de interfaces digitais em processos de ensino ou de aprendizagem de Matemática.  

Metrics

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2015-11-26

Como Citar

OLIVEIRA, G. P. de; GONÇALVES, M. D.; MARQUETTI, C. REFLEXÕES ACERCA DA TECNOLOGIA E SUA INSERÇÃO NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA&lt;br&gt;REFLECTIONS ABOUT THE TECHNOLOGY AND ITS INSERTION IN THE RESEARCH IN MATHEMATICS EDUCATION. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 17, n. 3, p. 472–489, 2015. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/25665. Acesso em: 21 dez. 2024.