REFLEXÕES ACERCA DA TECNOLOGIA E SUA INSERÇÃO NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA<br>REFLECTIONS ABOUT THE TECHNOLOGY AND ITS INSERTION IN THE RESEARCH IN MATHEMATICS EDUCATION

Autores

  • Gerson Pastre de Oliveira PUC-SP
  • Mariana Dias Gonçalves PUC-SP
  • Celso Marquetti PUC-SP

Palavras-chave:

tecnologias e Educação Matemática, fluência tecnológica, seres-humanos-com-mídias

Resumo

Este texto discorre sobre o papel das tecnologias na construção do conhecimento matemático a partir de estratégias didáticas que permitam o emprego da visualização, da experimentação e do dinamismo como elementos fundamentais de uma configuração na qual pessoas e mídias não são vistas separadamente. Entre os conceitos destacados, constam as asserções filosóficas de Lévy (1993) sobre as tecnologias intelectuais, que serviram de base, por sua vez, em conjunto com a perspectiva de reorganização do pensamento de Tikhomirov (1981), para o constructo seres-humanos-com-mídias e para a proposta que trata da fluência para uso de interfaces digitais em processos de ensino ou de aprendizagem de Matemática.  

Metrics

PDF views
1,759
Jan 2016Jul 2016Jan 2017Jul 2017Jan 2018Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 2026168
|

Downloads

Publicado

2015-11-26

Como Citar

OLIVEIRA, G. P. de; GONÇALVES, M. D.; MARQUETTI, C. REFLEXÕES ACERCA DA TECNOLOGIA E SUA INSERÇÃO NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA&lt;br&gt;REFLECTIONS ABOUT THE TECHNOLOGY AND ITS INSERTION IN THE RESEARCH IN MATHEMATICS EDUCATION. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 17, n. 3, p. 472–489, 2015. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/25665. Acesso em: 1 abr. 2025.