Generalização de padrões,pensamento algébrico e notações:o papel das estratégias didáticas com interfaces computacionais.
Palavras-chave:
generalização de padrões, ensino de álgebra, tecnologias de informação e comunicação.Resumo
A generalização de padrões é, segundo alguns autores, essencial para o ensino de álgebra, o que torna as estratégias ligadas ao seu entendimento e uso extremamente relevantes na formação e no trabalho do professor de matemática, uma vez que lhe pode proporcionar meios para criar transposições valiosas do saber a ser ensinado aos seus alunos. Na busca de padrões algebricamente úteis, as tecnologias de informação e comunicação (TICs) podem ter um papel decisivo, desde que utilizadas de forma crítica e reflexiva e no âmbito de uma estratégia didático-pedagógica que a veja como mediadora de um processo de busca por generalizações e/ou formalizações no âmbito da álgebra. Este artigo relata uma investigação sobre esses temas, generalização de padrões e TICs, realizada com alunos do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da PUC-SP, tendo como base o trabalho de Zazkis e Liljedahl e com o emprego de uma interface informatizada. As reflexões dos pós-graduandos são trazidas ao longo do texto, subsidiando uma análise que leva em conta as dificuldades de aprendizagem em álgebra e as possibilidades das TICs na transposição didática das formalizações matemáticas. Palavras-chave: generalização de padrões; ensino de álgebra; tecnologias de informação e comunicação. Abstract Pattern generalization is, according to some authors, essential to the teaching of algebra, which makes the strategies related to its understanding and use highly relevant in the education and work of Mathematics teachers, as it may provide the means to create valuable transpositions of the knowledge to be taught to students. In the search for patterns that are algebraically useful, the Information and Communication Technologies (ICT) can have a decisive role, provided that they are used in a critical and reflective way and as part of a didactic-pedagogical strategy that sees ICT as mediators in a process of search for generalizations and/or formalizations in Algebra. This article reports an investigation about these issues conducted with students of the Post-Graduate Program in Mathematics Education at PUC/SP, based on the work of Zazkis and Liljedahl and with the use of a computer interface. The post-graduate students’ reflections are presented along the text, subsidizing an analysis that takes into account the difficulties of learning in Algebra and the possibilities of ICTs in the didactic transpositions of mathematical formalizations. Keywords: Pattern generalization; Algebra teaching; information and communication technologies.Downloads
Como Citar
Oliveira, G. P. de. (2009). Generalização de padrões,pensamento algébrico e notações:o papel das estratégias didáticas com interfaces computacionais. Educação Matemática Pesquisa Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados Em Educação Matemática, 10(2). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/1743
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