Engenharia didática como metodologia de pesquisa nos projetos publicados no EBRAPEM (2014-2016)<br>Didactic engineering as a research methodology in projects published in EBRAPEM (2014-2016)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2018v20i1p159-181

Palavras-chave:

Ensino, Pesquisa em Ensino de Matemática, Engenharia Didática

Resumo

Com o passar do tempo e aprofundamento em várias áreas de estudo, há a constante evolução no modo de se realizar pesquisa. Surgindo assim novas metodologias que visam ter perspectivas que não são possíveis utilizando metodologias já conhecidas. É nesse contexto que é situada a Engenharia Didática. Nesse contexto que surge a questão norteadora da investigação realizada: Quais as características das pesquisas apresentadas no Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática (EBRAPEM) que fazem utilização da Engenharia Didática como metodologia? Diante disto, neste trabalho é apresentado os resultados de uma pesquisa que objetivou investigar as características dos trabalhos de pesquisas que utilizaram a Engenharia Didática como metodologia de pesquisa levando em consideração os objetivos das pesquisas que fazem seu uso e classificando-as em Dificuldades de aprendizagem ou Propostas didáticas, este último em com ou sem utilização de instrumento auxiliar. As informações foram produzidas por meio de um levantamento dos trabalhos do EBRAPEM, no período de 2014 a 2016. A análise dos dados indicou um panorama quantitativo sobre a utilização da Engenharia Didática como metodologia e qualitativo sobre com quais finalidades se estuda fazendo o uso dessa metodologia.

 

With the passage of time and deepening in several areas of study, there is the constant evolution in the way to conduct research. Thus emerging new methodologies that aim to present perspectives not yet allowed by previously known methodologies. It is in this context that the Didactic Engineering is located. The principles of this research methodology generate the guiding question of the research carried out: What are the characteristics of the researches presented at the Brazilian Meeting of Postgraduate Students in Mathematics Education (EBRAPEM) that make use of Didactic Engineering as a methodology? In this paper, we present the results of a research that aimed to investigate the characteristics of the research works that used Didactic Engineering as a research methodology taking into account the objectives of the research that make use of it and classifying it as Learning difficulties or Didactic proposals, the latter with or without the use of an auxiliary instrument. The information was produced by means of a survey of the works of EBRAPEM, from 2014 to 2016. The analysis of the data indicated a quantitative panorama on the use of Didactic Engineering as methodology and qualitative about what purposes is studied making use of this methodology.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Thiago Beirigo Lopes, IFMT

É Doutorando em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT (2017 - ) e possui Mestrado Profissional em Matemática - ProfMat pela Universidade Federal do Tocantins - UFT (2014 - 2015), Especialização em Matemática pela Faculdade de Tecnologia Equipe Darwin - FATED (2010 - 2011), Especialização em Gestão Escolar pela Faculdades Integradas de Jacarepaguá - FIJ (2008 - 2009) e Graduação em Licenciatura Plena Em Matemática pela Universidade do Estado do Pará - UEPA (2004 - 2007). Foi professor de matemática contratado pela Secretaria Municipal de Educação de Itupiranga - Pará, professor de matemática efetivo pela Secretaria de Educação do Estado do Pará, professor de matemática efetivo pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto de Água Azul do Norte - PA. Atualmente é Professor EBTT de Matemática efetivo com dedicação exclusiva do Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT - Campus Confresa. Também é Editor-Gerente da Revista Prática Docente (ISSN 2526-2149) e Líder do Grupo de Pesquisa Ensino de Ciências e Matemática no Baixo Araguaia, registrado no CNPq.

Rute Cristina Domingos da Palma, UFMT

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas- UNICAMP. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (1999).Professora adjunta do Departamento de Ensino e Organização Escolar e do Programa de Pós-graduação em Educação do Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso. Vice-coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação UFMT- Campus Cuiabá. Compõe a equipe de coordenação da especialização e do aperfeiçoamento em Educação Infantil (MEC).Professora do Programa de Doutorado em Ciências e Matemática - REAMEC. Tem experiência na área da Educação Infantil, Ensino fundamental, Formação Inicial e Continuada de Professores. Desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão com os seguintes temas: educação matemática, educação infantil e ensino fundamental, formação inicial e continuada de professores, estágio supervisionado, educação matemática e a perspectiva histórico-cultural. Orientadora Mestrado/Doutorado.

Pedro Franco de Sá, UEPA

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Matemática pela Universidade Federal do Pará (1988), mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Pará (1996) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2003). Foi o diretor, no periodo de junho de 2012 à maio de 2016, do Centro de Ciencias Sociais e Educação da Universidade do Estado do Pará onde é professor Titular de Educação Matemática do Departamento de Matemática, Estatística e Informática desde 2013. É docente fundador do Programa de Mestrado em Educação do CCSE- UEPA, docente fundador da REAMEC e docente fundador do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática do CCSE- UEPA. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: educação matemática, ensino de matemática por atividades, matemática no ensino fundamental e uso de novas tecnologias em sala de aula, em particular uso didático da calculadora.

Referências

ALMEIDA, Gladiston dos Anjos. Percurso de Estudo e Pesquisa com alunos da licenciatura em Matemática. In: ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 19, 2015, Juiz de Fora. Anais... Juiz de Fora: UFJF, 2015. p. 1-9. Disponível em: <http://www.ufjf.br/ebrapem2015/files/2015/10/GD4_gladiston_almeida.pdf>. Acesso em: 15 maio 2017.

ALMEIDA, Jadilson Ramos de. Contribuições dos problemas de partilha para o desenvolvimento do pensamento algébrico em iniciantes em álgebra formal. In: ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 18, 2014, Recife. Anais... Recife: UFPE, 2014. p. 1-13. Disponível em: <http://www.lematec.net.br/CDS/XVIIIEBRAPEM/PDFs/GD2/almeida2.pdf>. Acesso em: 15 maio 2017.

ALMOULOUD, Saddo Ag. Fundamentos da didática da matemática. Curitiba: UFPR, 2007.

ALMOULOUD, Saddo Ag; COUTINHO, Cileda de Queiroz e Silva. Engenharia Didática: características e seus usos em trabalhosapresentados no GT-19 / ANPEd. Revemat: Revista Eletrônica de Educação Matemática, Florianópolis, v. 3, n. 1, p. 62-77, 2008. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/1981-1322.2008v3n1p62>. Acesso em: 21 maio 2017.

ALTOÉ, Renan Oliveira. Formulação de Problemas. In: ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 20, 2016, Curitiba. Anais... Curitiba: UFPR/UFTPR, 2016. p. 1-12. Disponível em: <http://www.ebrapem2016.ufpr.br/wp-content/uploads/2016/04/gd14_renan_altoe.pdf>. Acesso em: 15 maio 2017.

ALVES, Letícia. Informação e os sistemas de comunicação científica na Ciência da Informação. DataGamaZero - Revista de Informação, v. 12, n. 3, p. 1-7, 2011. Disponível em: <http://basessibi.c3sl.ufpr.br/brapci/_repositorio/2011/06/pdf_c1f5369930_0017118.pdf>. Acesso em: 05 maio 2017.

ARAÚJO, Andreia Sanches de Oliveira. A construção do conhecimento geométrico à luz da Teoria de Van Hiele. In: ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 19, 2015, Juiz de Fora. Anais... Juiz de Fora: UFJF, 2015. p. 1-11. Disponível em: <http://www.ufjf.br/ebrapem2015/files/2015/10/gd3-andreia_araujo-A1.pdf>. Acesso em: 15 maio 2017.

ARTIGUE, Michelle. Engenharia didáctica. In: BRUN, Jean (Org.). Didáctica das matemáticas. Tradução de Maria José Figueiredo. Lisboa: Instituto Piaget, 1996. p. 193-217.

AZEVEDO NETO, Leonardo Dourado de. Semeando nos Jogos Mankalas. In: ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 18, 2014, Recife. Anais... Recife: UFPE, 2014. p. 1-12. Disponível em: <http://www.lematec.net.br/CDS/XVIIIEBRAPEM/PDFs/GD2/neto2.pdf>. Acesso em: 10 maio 2017.

BARBOSA, Maria José Fagundes. Teorema de Tales. In: ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 20, 2016, Curitiba. Anais... Curitiba: UFPR/UFTPR, 2016. p. 1-9. Disponível em: <http://www.ebrapem2016.ufpr.br/wp-content/uploads/2016/04/gd2_maria_barbosa.pdf>. Acesso em: 15 maio 2017.

BERLANDA, Juliane Carla. As mobilizações de registros de representações semióticas no estudo de trigonometria no triângulo retângulo com o auxílio do software GeoGebra. In: ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 20, 2016, Curitiba. Anais... Curitiba: UFPR/UFTPR, 2016. p. 1-11. Disponível em: <http://www.ebrapem2016.ufpr.br/wp-content/uploads/2016/04/gd6_juliane_berlanda.pdf>. Acesso em: 15 maio 2017.

BORSOI, Caroline. Geogebra 3D no Ensino Médio. In: ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 20, 2016, Curitiba. Anais... Curitiba: UFPR/UFTPR, 2016. p. 1-13. Disponível em: <http://www.ebrapem2016.ufpr.br/wp-content/uploads/2016/04/gd6_caroline_borsoi.pdf>. Acesso em: 15 maio 2017.

BROUSSEAU, Guy. Fundamentos e métodos da didáctica da matemática. In: BRUN, Jean (Org.). Didáctica das matemáticas. Tradução de Maria José Figueiredo. Lisboa: Instituto Piaget, 1996. p. 35 - 113.

CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa Em Ciencias Humanas e Sociais. São Paulo: Cortez Editora, 2000.

DESLANDES, Suely Ferreira. A construção do projeto de pesquisa. In: MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 29ª. ed. Petrópolis: Vozes, 2010. p. 31-50.

FERREIRA, Sueli Mara S. P.; MARCHIORI, Patricia; CRISTOFOLLI, Fulvio. Percepção e motivação para publicar em revistas tradicionais e de acesso aberto: um estudo nas ciências da comunicação. Comunicação & Sociedade, p. 79-125, 2009. Disponível em: <http://eprints.rclis.org/14208/1/percepcao_e_motivacao_UMESP2009.pdf>. Acesso em: 05 maio 2017.

FRANZOSI, Vito Rodrigues. Multibase Relatório. In: ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 20, 2016, Curitiba. Anais... Curitiba: UFPR/UFTPR, 2016. p. 1-12. Disponível em: <http://www.ebrapem2016.ufpr.br/wp-content/uploads/2016/04/gd6_vito_franzosi.pdf>. Acesso em: 15 maio 2017.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5ª. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

GOLDBACH, Tânia; MACEDO, Aretusa Goulart Andrade. Olhares e tendências na produção acadêmica nacional envolvendo o ensino de genética e de temáticas afins. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM ENSINO DE CIÊNCIAS, 7, 2007, Florianópolis. Anais... Florianópolis: UFRJ/ABRAPEC, 2007. p. 1-12. Disponível em: <http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/vienpec/CR2/p545.pdf>. Acesso em: 10 maio 2017.

GUADAGNINI, Míriam do Rocio. Fatoração polinomial. In: ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 19, 2015, Juiz de Fora. Anais... Juiz de Fora: UFJF, 2015. p. 1-12. Disponível em: <http://www.ufjf.br/ebrapem2015/files/2015/10/gd2_Miriam_Guadagnini.pdf>. Acesso em: 15 maio 2017.

GUIMARÃES, Jailma Ferreira. A inter-relação entre afetividade docente e discente. In: ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 20, 2016, Curitiba. Anais... Curitiba: UFPR/UFTPR, 2016. p. 1-10. Disponível em: <http://www.ebrapem2016.ufpr.br/wp-content/uploads/2016/04/gd2_jailma_guimar%C3%A3es.pdf>. Acesso em: 15 maio 2017.

HALBERSTADT, Fabrício Fernando. A aprendizagem da geometria analítica do Ensino Médio. In: ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 18, 2014, Recife. Anais... Recife: UFPE, 2014. p. 1-12. Disponível em: <http://www.lematec.net.br/CDS/XVIIIEBRAPEM/PDFs/GD6/halberstadt6.pdf>. Acesso em: 15 maio 2017.

KRAKECKER, Liana. Produção de conjecturas e provas de propriedades de ângulos de polígonos. In: ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 19, 2015, Juiz de Fora. Anais... Juiz de Fora: UFJF, 2015. p. 1-10. Disponível em: <http://www.ufjf.br/ebrapem2015/files/2015/10/gd2_liana_krakecker-A1.pdf>. Acesso em: 15 maio 2017.

LIMA, Renan Gustavo Araújo de. Estratégias mobilizadas por alunos de um curso de Matemática-Licenciatura ao resolverem um problema de combinatória. In: ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 18, 2014, Recife. Anais... Recife: UFPE, 2014. p. 1-12. Disponível em: < http://www.lematec.net.br/CDS/XVIIIEBRAPEM/PDFs/GD3/renanlima3.pdf>. Acesso em: 15 maio 2017.

MÁXIMO, Luciana da Silva. Um enfoque no desenvolvimento da visualização geométrica espacial a partir da utilização de um software de geometria dinâmica como ferramenta didática. In: ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 18, 2014, Recife. Anais... Recife: UFPE, 2014. p. 1-12. Disponível em: <http://www.lematec.net.br/CDS/XVIIIEBRAPEM/PDFs/GD3/maximo3.pdf>. Acesso em: 15 maio 2017.

MEADOWS, Arthur Jack. A comunicação científica. Brasília: Briquet de Lemos, 1999.

MEDEIROS, José Mauro Gouveia de. A literatura científica arquivística brasileira: uma análise de citação nos artigos de periódicos (2010-2013). 2016. 115 f. Brasília: Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2016. Disponível em: <http://repositorio.unb.br/handle/10482/23200>.

MELLO, Cristiane Neves. As contribuições das tecnologias na discussão sobre o consumo de bens de luxo com alunos do Ensino Médio. In: ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 20, 2016, Curitiba. Anais... Curitiba: UFPR/UFTPR, 2016. p. 1-9. Disponível em: <http://www.ebrapem2016.ufpr.br/wp-content/uploads/2016/04/gd15_cristiane_mello.pdf>. Acesso em: 15 maio 2017.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. Ciência, técnica e arte: o desafio da pesquisa social. In: MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 29ª. ed. Petrópolis: Vozes, 2010. p. 9-30.

MIRANDA, Juliene Azevedo. Desenvolvimento do raciocínio proporcional. In: ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 19, 2015, Juiz de Fora. Anais... Juiz de Fora: UFJF, 2015. p. 1-12. Disponível em: <http://www.ufjf.br/ebrapem2015/files/2015/10/gd9_juliene_miranda.pdf>. Acesso em: 15 maio 2017.

MOTA, Cleide Ribeiro. Um estudo sobre a aprendizagem de áreas de triângulos e quadriláteros por alunos do sexto ano do Ensino Fundamental. In: ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 20, 2016, Curitiba. Anais... Curitiba: UFPR/UFTPR, 2016. p. 1-12. Disponível em: <http://www.ebrapem2016.ufpr.br/wp-content/uploads/2016/04/gd2_cleide_mota.pdf>. Acesso em: 15 maio 2017.

OLIVEIRA, Jader de. A Teoria dos Registros de Representação Semiótica e a Modelagem de Problemas de Programação Linear. In: ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 20, 2016, Curitiba. Anais... Curitiba: UFPR/UFTPR, 2016. p. 1-11. Disponível em: < http://www.ebrapem2016.ufpr.br/wp-content/uploads/2016/04/gd10_jader_oliveira.pdf>. Acesso em: 15 maio 2017.

PEREIRA, Laís de Almeida. Geometria Dinâmica na resolução de questões da OBMEP. In: ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 20, 2016, Curitiba. Anais... Curitiba: UFPR/UFTPR, 2016. p. 1-9. Disponível em: <http://www.ebrapem2016.ufpr.br/wp-content/uploads/2016/04/gd6_lais_pereira.pdf>. Acesso em: 15 maio 2017.

PEREIRA, Marcos Fabrício Ferreira. Uma Sequência Didática para o ensino de Semelhança de Figuras Planas. In: ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 20, 2016, Curitiba. Anais... Curitiba: UFPR/UFTPR, 2016. p. 1-12. Disponível em: <http://www.ebrapem2016.ufpr.br/wp-content/uploads/2016/04/gd2_Marcos_Fabricio.pdf>. Acesso em: 15 maio 2017.

PEREZ, Luis Eduardo Reyes. Função exponencial e as praxeologias matemáticas no ensino médio. In: ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 19, 2015, Juiz de Fora. Anais... Juiz de Fora: UFJF, 2015. p. 1-10. Disponível em: <http://www.ufjf.br/ebrapem2015/files/2015/10/gd3_Luis_Eduardo_Reyes_Perez.pdf>. Acesso em: 15 maio 2017.

QUEIROZ, Daniela Gralha de Caneda. A produção científica: colaboração e o impacto da matemática brasileira na Web of Science (2004-2013). 2016. 185 f. Porto Alegre: Dissertação (Mestrado em Comunicação e Informação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2016. Disponível em: <http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/132880>. Acesso em: 12 maio 2017.

RASCHEN, Samuel Ricardo. Proposta de sequência didática para o desenvolvimento da educação financeira em escolas. In: ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 19, 2015, Juiz de Fora. Anais... Juiz de Fora: UFJF, 2015. p. 1-12. Disponível em: <http://www.ufjf.br/ebrapem2015/files/2015/10/gd15_samuel_raschen.pdf>. Acesso em: 15 maio 2017.

SANTOS, Daniela Batista. Desafios e possibilidades de um ensino de matemática crítico e reflexivo. In: ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 18, 2014, Recife. Anais... Recife: UFPE, 2014. p. 1-12. Disponível em: <http://www.lematec.net.br/CDS/XVIIIEBRAPEM/PDFs/GD7/danielasantos7.pdf>. Acesso em: 15 maio 2017.

SANTOS, Ricardo Tiburcio dos. Método de elicitação de requisitos para software educativo. In: ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 18, 2014, Recife. Anais... Recife: UFPE, 2014. p. 1-9. Disponível em: <http://www.lematec.net.br/CDS/XVIIIEBRAPEM/PDFs/GD6/ricardosantos6.pdf>. Acesso em: 15 maio 2017.

SENA, Franco Deyvis Lima de. Desenvolvimento do pensamento Estocástico. In: ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 19, 2015, Juiz de Fora. Anais... Juiz de Fora: UFJF, 2015. p. 1-12. Disponível em: <http://www.ufjf.br/ebrapem2015/files/2015/10/GD12_FRANCO_SENA.pdf>. Acesso em: 15 maio 2017.

SILVA, Allan Vicente de Macedo. Sistemas de equações lineares. In: ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 19, 2015, Juiz de Fora. Anais... Juiz de Fora: UFJF, 2015. p. 1-11. Disponível em: <http://www.ufjf.br/ebrapem2015/files/2015/10/GD4_Allan_silva.pdf>. Acesso em: 15 maio 2017.

SILVA, Benedita das Graças Sardinha da. Ensino de problemas envolvendo as quatro operações por meio de atividades. 2015. 223 f. Belém: Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Pará, Belém, 2015. Disponível em: <http://ccse.uepa.br/mestradoeducacao/wp-content/uploads/dissertacoes/09/benedita_das_graas_sardinha_da_silva.pdf>. Acesso em: 13 maio 2017.

SILVA, César Thiago José da. O uso de simulações no ensino de função. In: ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 18, 2014, Recife. Anais... Recife: UFPE, 2014. p. 1-13. Disponível em: <http://www.lematec.net.br/CDS/XVIIIEBRAPEM/PDFs/GD6/cesarsilva6.pdf>. Acesso em: 15 maio 2017.

SILVA, Helder Lima. Comunicação matemática em torno de noções de funções trigonométricas em dois ambientes de aprendizagem no ensino médio. In: ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 19, 2015, Juiz de Fora. Anais... Juiz de Fora: UFJF, 2015. p. 1-10. Disponível em: <http://www.ufjf.br/ebrapem2015/files/2015/10/gd6_helder_silva.pdf>. Acesso em: 15 maio 2017.

SILVA, José Valério Gomes da. Grandezas e medidas. In: ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 18, 2014, Recife. Anais... Recife: UFPE, 2014. p. 1-13. Disponível em: <http://www.lematec.net.br/CDS/XVIIIEBRAPEM/PDFs/GD2/josesilva2.pdf>. Acesso em: 15 maio 2017.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. Boletim - SBEM, v. 11. Universidade de Brasília (UnB), Campus Darcy Ribeiro. Brasília, p. 1-10. 2012. Disponível em: <http://www.sbembrasil.org.br/files/Boletim11.pdf>. Acesso em: 05 maio 2017.

SOUSA, Núbia dos Santos de. Do espaço ao plano, da abstração ao registro visual. In: ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 18, 2014, Recife. Anais... Recife: UFPE, 2014. p. 1-8. Disponível em: <http://www.lematec.net.br/CDS/XVIIIEBRAPEM/PDFs/GD6/nubiasousa6.pdf>. Acesso em: 15 maio 20167.

SOUZA, Lahis Braga. Perspectivas teóricas sobre o uso de tecnologias digitais e a formação continuada de professores de matemática. In: ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 19, 2015, Juiz de Fora. Anais... Juiz de Fora: UFJF, 20175. p. 1-12. Disponível em: <http://www.ufjf.br/ebrapem2015/files/2015/10/gd6_Lahis_Souza.pdf>. Acesso em: 15 maio 2017.

STUMPF, Ida Regina Chittó. Revistas universitárias brasileiras: barreiras na sua produção. Transinformação, v. 9, n. 1, p. 45-57, 1997. Disponível em: <http://periodicos.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/transinfo/article/viewFile/1592/1564>. Acesso em: 20 abr 2017.

TARGINO, Maria das Graças. Comunicação científica: uma revisão de seus elementos básicos. Informação & Sociedade, p. 1-27, 2000. Disponível em: <http://www.ies.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/326>. Acesso em: 06 maio 2017.

TEIXEIRA, Igor Roberto Gonçalves. O uso do software geogebra nas construções gráficas de funções quadráticas. In: ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 19, 2015, Juiz de Fora. Anais... Juiz de Fora: UFJF, 2015. p. 1-12. Disponível em: <http://www.ufjf.br/ebrapem2015/files/2015/10/gd6_igor_teixeira.pdf>. Acesso em: 15 maio 2017.

TOZONI-REIS, Marília Freitas de Campos. A pesquisa e a produção de conhecimentos: introdução à pesquisa em educação. Botucatu: Curso de pedagogia da Unesp, 2010. Disponível em: <http://www.acervodigital.unesp.br/handle/123456789/195>. Acesso em: 05 maio 2017.

Downloads

Publicado

2018-05-01

Como Citar

LOPES, T. B.; PALMA, R. C. D. da; SÁ, P. F. de. Engenharia didática como metodologia de pesquisa nos projetos publicados no EBRAPEM (2014-2016)&lt;br&gt;Didactic engineering as a research methodology in projects published in EBRAPEM (2014-2016). Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 20, n. 1, 2018. DOI: 10.23925/1983-3156.2018v20i1p159-181. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/34925. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos