Ensino de Álgebra e Formação de Professores

Autores/as

  • Elizabeth Adorno de Araujo PUC-Campinas

Palabras clave:

educação matemática, práticas pedagógicas, ensino e aprendizagem da Álgebra

Resumen

A situação crítica atual do desempenho matemático dos alunos do ensino fundamental e médio no Brasil tem sido mostrada através de pesquisas nacionais e internacionais e existe grande preocupação de educadores em reverter esse quadro. O pensar matemático e a utilização da linguagem algébrica muitas vezes não são desenvolvidos devidamente nas salas de aulas de matemática. Este artigo tem por objetivo vislumbrar direcionamentos que contribuam para a melhoria do ensino da álgebra. Para isso, desenvolve um breve histórico que busca compreender o cenário atual do seu ensino, discute a problemática das diversas concepções da álgebra e o desenvolvimento do pensamento algébrico e apresenta reflexões para contribuir com as discussões direcionadas à formação inicial e continuada de professores de Matemática. Palavras-chave: educação matemática; práticas pedagógicas; ensino e aprendizagem da Álgebra. Abstract The current critical situation of the mathematical performance of Elementary and High School students in Brazil has been exposed by national and international research and educators have been deeply concerned about reverting it. Many times Mathematical thinking and the use of algebraic language are not developed properly in Mathematics classes. This article aims at offering directions that may contribute to the improvement in the teaching of algebra. In order to achieve this goal, the text briefly presents historical aspects in order to explain the current scenario of algebra teaching, discusses the problem involving the different conceptions of algebra and the development of algebraic thinking, and also presents reflections to contribute to the discussions related to the initial and continuing education of Mathematics teachers. Keywords: Mathematics Education; Pedagogical Practices; Algebra Teaching and Learning.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Elizabeth Adorno de Araujo, PUC-Campinas

Doutora em Educação e atua no Programa de Mestrado em Educação da PUCCampinas. Membro do grupo de Pesquisa ICCON – Interdisciplinaridade e Construção do Conhecimento.

Publicado

2009-03-06

Cómo citar

ARAUJO, E. A. de. Ensino de Álgebra e Formação de Professores. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 10, n. 2, 2009. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/1740. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos