PERFIS DE ESTILOS DE APRENDIZAGEM MATEMÁTICA DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS
Palabras clave:
perfis de estilos de aprendizagem matemática, escala de estilos de aprendizagem, educação matemática no ensino superior.Resumen
O trabalho apresenta resultados de uma pesquisa que objetivou caracterizar os estilos de aprendizagem matemática de estudantes universitários da área de Ciências Sociais Aplicadas. Análises fatoriais exploratórias permitiram aperfeiçoar escalas de estilos de aprendizagem matemática e classificar os 591 estudantes pesquisados, segundo um perfil de estilos de aprendizagem matemática. Esse perfil é constituído de um estilo geral e três estilos “com orientação prática”, “com orientação teórica” e “com orientação investigativa”. Os resultados reforçam a importância da adoção de práticas educacionais diversificadas nas aulas de matemática no ensino superior, que incentivem o desenvolvimento de perfis de estilos de aprendizagem matemática entre estudantes universitários. Abstract This paper describes a research that characterized the math-learning styles among Social Science undergraduate students. Scales of math-learning styles were improved using exploratory factorial analysis and used in order to classify 591 students according to a profile of math learning styles. This profile is constituted by a general math learning style, and three other styles: “with a theoretical guideline”, “with a practical guideline” and “with an investigative guideline”. Results contributed to the argument of adopting more diversity of educational practices in undergraduate mathematics classes in order to provide the development of math-learning styles’ profiles. Keywords: profiles of math learning styles; learning styles’ scale; mathematics in higher education.Métricas
Cargando métricas ...
Descargas
Publicado
2010-07-19
Cómo citar
FROTA, M. C. R. PERFIS DE ESTILOS DE APRENDIZAGEM MATEMÁTICA DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 12, n. 1, 2010. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/2388. Acesso em: 22 nov. 2024.
Número
Sección
Artigos
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).