Formulação de problemas de comparação multiplicativa: uma proposta para o ensino de multiplicação e divisão no campo conceitual multiplicativo<br>Problem-posing of a multiplicative comparison: a proposal for the teaching of multiplication and division in the multiplicative conceptual field
DOI :
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2018v21i2p105-129Mots-clés :
Formulação de problemas, Comparação multiplicativa, Engenharia didática, Ensino.Résumé
Este artigo apresenta uma proposta de Formulação de Problemas, intitulada “...Vezes mais...Vezes menos...”, que pode contribuir nos estudos de multiplicação e divisão, em Comparação Multiplicativa, do Campo Conceitual Multiplicativo. Trata-se de um recorte que envolve as análises relativas à proposta, sua construção e validação em uma pesquisa de Mestrado em Educação em Ciências e Matemática. A pesquisa seguiu pressupostos metodológicos da Engenharia Didática, se caracterizando como experimental, numa abordagem qualitativa. As análises apontaram que a proposta possibilitou a formulação de problemas de comparação multiplicativa, cujas produções, carregadas de motivações e interesses dos alunos, poderiam ser utilizadas, pelo professor, nas aulas de matemática, entusiasmando-os na resolução de problemas.
This paper presents a Problem-posing entitled "... Times more ... Times less ...", which may contribute to the multiplication and division studies, in Multiplicative Comparison, of the Multiplicative Conceptual Field. This is a cut that involves the analyzes related to the proposal, its construction and validation in a Master's Degree in Science and Mathematics Education research. The research followed methodological assumptions of Didactic Engineering, being characterized as experimental, in a qualitative approach. The analysis showed that the proposal made it possible to problem-posing of multiplicative comparison, whose productions, loaded with motivations and interests of the students, could be used by the teacher in mathematics classes, enthusiastic in problem solving.
Métriques
Références
ARTIGUE, M. Ingénierie didactique. In: BRUN, J. (Org). Didactique des Mathématiques. Lauseanne-Paris: Delachaux, 1996).
ALMOULOUD, S. A.; COUTINHO, C. D. Q. E. S. Engenharia Didática: características e seus usos em trabalhos apresentados no GT-19/ANPEd. REVEMAT: Revista Eletrônica de Educação Matemática, Florianópolis/SC, 2008, v. 3, p. 62-77.
ALMOULOUD, S. A.; SILVA, M. J. F. da. Engenharia didática: evolução e diversidade. REVEMAT: Revista Eletrônica de Educação Matemática, Florianópolis/SC, 2012, v. 7, n. 2, p. 22-52.
ALTOÉ, R. O; FREITAS, R. C. de O. Formulação de problemas: multiplicação e divisão. Vitória: Ifes, 2017. 22 p.
ALTOÉ, R. O. Formulação de problemas do campo conceitual multiplicativo no ensino fundamental: uma prática inserida na metodologia de resolução de problemas. 2017. 227 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática), Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2017.
BOAVIDA, A. M. R. et al. A Experiência Matemática no Ensino Básico. Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. Lisboa, 2008.
CHICA, C. H. Por que formular problemas? In: SMOLE, K. S.; DINIZ, M. I. (Org.). Ler, escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender matemática. 1. ed. reimp. São Paulo: Artmed, 2001, p. 87-97.
DANTE, L. R. Formulação e resolução de problemas de matemática: teoria e prática. 1. ed. São Paulo: Ática, 2009.
D’AMORE, B. Il problema di matematica nella pratica didattica. 1. ed. Modena: Digital Docet, 2014.
DINIZ, M. I. Resolução de Problemas e Comunicação. In: SMOLE, K. S.; DINIZ, M. I. (Org.) Ler, escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender matemática. 1. ed. reimp. São Paulo: Artmed, 2001, p. 87-97.
MOREIRA, M. A. Teorias de aprendizagem. 2. ed. ampl. – [Reimpr]. São Paulo: E.P.U, 2015.
NCTM. An Agenda for Action: Recommendations for School Mathematics in the 1980’s. Reston, VA: National Council of Teachers of Mathematics, 1980.
NCTM. Professional Standards: for School Mathematics. Reston, VA: National Council of Teachers of Mathematics, 1991.
PAIS, L. C. Didática da matemática: uma análise da influência francesa. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.
SILVER, E. A. On mathematical problem posing. For the Learning of Mathematical. vol. 14, n. 1, 1994, p. 19-28.
VERGNAUD, G. A criança, a matemática e a realidade: problemas do ensino de matemática na escola elementar. Tradução: Maria Lucia Faria Moro. ed. rev. Curitiba: Ed. da UFPR, 2014. 322p.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).