Des elements mathematiques dans la culture bamanan: cas de la numération orale.
Mots-clés :
línguas nacionais, matemática, numeração, ensino/aprendizagem.Résumé
O objetivo deste artigo é refletir sobre a introdução das línguas nacionais na escola e, mais especificamente, sobre a introdução de uma tal pedagogia em matemática. Trata-se essencialmente de questionar-se sobre a existência e o funcionamento de elementos matemáticos na cultura bamanan. Na primeira parte deste estudo, faremos uma descrição do sistema de numeração bamanan, na qual serão apresentados os termos da enumeração e as regras de formação das dezenas, centenas e milésimos. A essas regras associamos conhecimentos que pertencem à língua. Na segunda parte, nosso estudo será focalizado nos conhecimentos elaborados em geral pelo calculador bamanan para efetuar um cálculo a partir dos termos da enumeração, de alguns princípios elementares e de regras operatórias. Para concluir, introduziremos o que chamamos, neste estudo, “as matemáticas orais” em uma cultura da oralidade. Resumé L’objet de cet article est de mener une réflexion sur l’introduction des langues nationales à l’école et, plus particulièrement sur l’introduction d’une telle pédagogie en mathématique. Il s’agit essentiellement de s’interroger sur l’existence et le fonctionnement d’éléments mathématiques dans la culture bamanan. Dans une première partie nous ferons une description du système de numération bamanan; description au cours de laquelle seront présentés les termes de l’énumération et les règles de formation des dizaines, des centaines et des milles. A ces règles nous associerons des connaissances qui appartiennent à la langue. Dans une deuxième partie nous nous intéresserons aux connaissances élaborées en général par le calculateur bamanan pour effectuer un calcul à partir des termes de l’énumération, de quelques principes élémentaires et de règles opératoires. Pour conclure nous introduirons ce que nous appelons, dans le cadre de cette étude, les “mathématiques orales” dans une culture d’oralité. Mots-clés: langues nationales; mathématiques; énumaration; enseignement/apprentissage.Métriques
Chargements des métriques ...
Téléchargements
Publiée
2011-01-02
Comment citer
KANOUTE, M. L. Des elements mathematiques dans la culture bamanan: cas de la numération orale. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 7, n. 1, 2011. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/4694. Acesso em: 22 nov. 2024.
Numéro
Rubrique
Artigos
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).