Uma abordagem global no estudo de inequações com alunos surdos<br>A comprehensive approach in the study of inequalities with deaf students

Autores

  • Silvia Teresinha Frizzarini Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, Joinville.
  • Clélia Maria Ignatius Nogueira Instituição UNIOESTE; UNESPAR e UEM. http://orcid.org/0000-0003-0200-2061

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2019v21i5p636-646

Palavras-chave:

Inequações. Surdos. Abordagem global. Ensino Médio.

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar uma abordagem global durante a resolução de inequações realizada por alunos surdos do Ensino Médio regular. A teoria utilizada foi a de Duval que permitiu estabelece as conexões das regras utilizadas para a resolução de inequações com a comparação dos seus gráficos. A metodologia utilizada foi de cunho qualitativo com a aplicação e análise de uma sequência didática para identificar e reconhecer as unidades significantes no estudo de inequações. A abordagem global utilizada na sequência evidenciou as modificações relevantes possíveis do gráfico e ver as alterações conjuntas das respectivas unidades significativas do registro algébrico. Conclui-se que a Libras, língua dos surdos, apresentou-se nesta pesquisa como um registro fundamental para o surdo estabelecer a conversão entre pelo menos dois registros; fator essencial para o aprendizado de qualquer conteúdo matemático.

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Biografia do Autor

Silvia Teresinha Frizzarini, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, Joinville.

Doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática.

Professora do Departamento de Matemática da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, Joinville e do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias PPGECMT - UDESC, Joinville.

Currículo Lattes:

 http://lattes.cnpq.br/1570165502215428

Clélia Maria Ignatius Nogueira, Instituição UNIOESTE; UNESPAR e UEM.

Professora dos programas de pós graduação da UNIOESTE; UNESPAR e UEM.

Curriculo Lattes;

http://lattes.cnpq.br/7001703570357441

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Publicado

2019-11-06

Edição

Seção

Finalizada - LADIMA 2018 - Número especial - A Didática da Matemática, formação de professores e práticas docentes.