O pensamento computacional no novo ensino médio
uma análise das obras didáticas da área de matemática e suas tecnologias
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2023v25i3p049-078Palavras-chave:
Pensamento computacional, Novo ensino médio, Obras didáticas, Matemática e suas tecnologiasResumo
A inclusão do pensamento computacional (PC) na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), sobretudo associado à matemática e seus desdobramentos no ensino médio brasileiro reformado, provocaram mudanças também nos materiais didáticos produzidos com potenciais reflexos na prática docente. Cientes disso, neste artigo, buscamos responder a seguinte pergunta: Qual o impacto da inserção do PC no conteúdo das obras didáticas da área de matemática e suas tecnologias do novo ensino médio? Nessa perspectiva, objetivamos analisar o impacto da inserção do PC no conteúdo das obras didáticas da área de Matemática e suas tecnologias do novo ensino médio. Nossa pesquisa, de abordagem qualitativa, é do tipo documental, e seu traçado metodológico foi construído com base nos pressupostos da análise de conteúdo. Para tanto, utilizamos como eixos de análise a frequência com que são feitas menções ao PC, sua posição na estrutura das obras e das coleções e a importância que lhe é dada para a aprendizagem matemática. Os dados foram analisados à luz de investigações sobre o PC e o novo ensino médio. Os resultados mostraram que o PC impactou significativamente os conteúdos da maioria das obras que analisamos devido à frequência com que é mencionado, à posição que ocupa em sua estrutura e à importância que lhe é dada para a aprendizagem matemática, com potenciais implicações na prática e na formação do professor dessa disciplina no novo ensino médio.
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