O pensamento computacional no novo ensino médio

uma análise das obras didáticas da área de matemática e suas tecnologias

Autores

  • Leandro Mário Lucas Universidade Estadual da Paraíba-UEPB
  • Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro Moita Universidade Estadual da Paraíba
  • Lucas Henrique Viana Universidade Estadual da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2023v25i3p049-078

Palavras-chave:

Pensamento computacional, Novo ensino médio, Obras didáticas, Matemática e suas tecnologias

Resumo

A inclusão do pensamento computacional (PC) na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), sobretudo associado à matemática e seus desdobramentos no ensino médio brasileiro reformado, provocaram mudanças também nos materiais didáticos produzidos com potenciais reflexos na prática docente. Cientes disso, neste artigo, buscamos responder a seguinte pergunta: Qual o impacto da inserção do PC no conteúdo das obras didáticas da área de matemática e suas tecnologias do novo ensino médio? Nessa perspectiva, objetivamos analisar o impacto da inserção do PC no conteúdo das obras didáticas da área de Matemática e suas tecnologias do novo ensino médio. Nossa pesquisa, de abordagem qualitativa, é do tipo documental, e seu traçado metodológico foi construído com base nos pressupostos da análise de conteúdo. Para tanto, utilizamos como eixos de análise a frequência com que são feitas menções ao PC, sua posição na estrutura das obras e das coleções e a importância que lhe é dada para a aprendizagem matemática. Os dados foram analisados à luz de investigações sobre o PC e o novo ensino médio. Os resultados mostraram que o PC impactou significativamente os conteúdos da maioria das obras que analisamos devido à frequência com que é mencionado, à posição que ocupa em sua estrutura e à importância que lhe é dada para a aprendizagem matemática, com potenciais implicações na prática e na formação do professor dessa disciplina no novo ensino médio.

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Biografia do Autor

Leandro Mário Lucas, Universidade Estadual da Paraíba-UEPB

Doutorando em Ensino (RENOEN/UEPB), Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática (UEPB/2018),  Graduado no curso de Licenciatura Plena em Matemática (UEPB/2009)

Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro Moita, Universidade Estadual da Paraíba

Doutora em Educação

Lucas Henrique Viana, Universidade Estadual da Paraíba

Doutorando em Ensino da Rede Nordeste de Ensino (RENOEN/UEPB)

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Publicado

2023-10-03

Como Citar

LUCAS, L. M.; MOITA, F. M. G. da S. C.; VIANA, L. H. O pensamento computacional no novo ensino médio: uma análise das obras didáticas da área de matemática e suas tecnologias. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 25, n. 3, p. 049–078, 2023. DOI: 10.23925/1983-3156.2023v25i3p049-078. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/61346. Acesso em: 21 dez. 2024.