O uso do software educativo GeoGebra no estudo de Geometria Analítica

André Tenório, Sandra Mara Rocha de Souza, Thaís Tenório

Resumo


Nesta pesquisa foi analisada a influência do GeoGebra no desempenho de alunos em estudo de distância entre dois pontos e de equação da reta. Durante o primeiro semestre de 2015, 48 alunos de duas turmas da 3ª série do ensino médio de uma escola estadual do Rio de Janeiro participaram da pesquisa. Os instrumentos de coleta de dados foram pré-teste, pós-teste, registro de atividades discente e questionários. Nas duas turmas, as etapas da pesquisa foram similares, contudo, entre o pré-teste e o pós teste, uma manipulou o software enquanto a outra, não. O grupo que usou o GeoGebra teve maior evolução de desempenho entre os testes. Na visão dos alunos, o software seria importante na aprendizagem por ajudar no entendimento, complementar as explicações do professor e dinamizar as aulas.

Palavras-chave


software; GeoGebra; geometria analítica.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


A Revista do Instituto Geogebra Internacional de São Paulo está indexada nas seguintes bases:

             

 

        

   

Revista do Instituto GeoGebra internacional de São Paulo (IGISP) E- ISSN 2237-9657  (versão eletrônica)

Qualis/Capes: Qualis A3 na avaliação de Qualis/Capes (2017/2018)

Licença que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do mesmo e publicação inicial nessa revista GeoGebra.

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusiva dos autores.