Demonstração da propriedade dos ângulos inscrito e central com auxílio do GeoGebra

Autores

  • Natalia Victorovna Kôrmysheva Dias Furtado Universidade de Cabo Verde
  • Isabel Sónia Martins Andrade ESCOLA SECUNDÁRIA ABÍLIO DUARTE, CABO VERDE

Palavras-chave:

GeoGebra, ângulo central de circunferência, ângulo inscrito de circunferência.

Resumo

Neste trabalho realiza-se um estudo com os alunos da turma do 9º ano de escolaridade, de uma Escola do Ensino Secundário de Cabo Verde. Nesta comunicação, faz-se uma exposição, descrição e análise das atividades realizadas na referida escola. O objetivo desta pesquisa é conduzir os alunos a demonstrar a propriedade existente entre ângulo inscrito e ângulo central de uma circunferência, que se apoiam no mesmo arco, com recurso ao GeoGebra e, a partir dessa experiência, verificar os conhecimentos adquiridos pelos alunos. Conclui-se que, o software da Geometria Dinâmica é um instrumento indulgente para a formalização da demonstração supramencionada.


Downloads

Metrics

PDF views
1,125
Feb 22 '18Feb 25 '18Feb 28 '18Mar 01 '18Mar 04 '18Mar 07 '18Mar 10 '18Mar 13 '18Mar 16 '18Mar 19 '18Mar 22 '1816
| |

Biografia do Autor

Natalia Victorovna Kôrmysheva Dias Furtado, Universidade de Cabo Verde

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Álgebra, Lógica

Referências

DIAS FURTADO, J., GARCÍA-CABRERA, A. M. e GARCÍA-SOTO, M. G. (2017). Empreendedorismo em Economias em Desenvolvimento – Uma Aplicação ao Setor Turístico. Editora Dias Furtado, Lda, Praia, Cabo Verde.

FURTADO, N. V. K. D. E GONÇALVES, T. V. K. M. (2015). GeoGebra na descoberta de potencialidades cognitivas de problemas geométricos, II Colóquio cabo-verdiano de Educação. Políticas e práxis da Educação nas perspetivas e em contextos pós-coloniais – CEDU2015, Praia, 24 e 25 de abril, pp. 329–341.

GONÇALVES DA CRUZ, D. (2004). A utilização do ambiente dinâmico numa perspetiva construtivista para abordagem nos conteúdos de geometria analítica no ensino médio. VIII encontro nacional de educação matemática. Recife, julho de 2004, pp. 15- 18.

GRAVINA, M. A. (1996). Geometria Dinamica: Uma Nova Abordagem para o Aprendizado da Geometria. Anais do VII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, Belo Horizonte, Brasil, novembro de 1996, pp. 1–13.

LIMA, M. L. DA S. E LINS, F. A. (2013). Uma proposta para o ensino e aprendizagem de geometria no ensino médio utilizando o Software GeoGebra. VII CIBEM, Montevideo, Uruguay, 16-20 de setembro de 2013.

Downloads

Publicado

2018-02-22

Como Citar

Furtado, N. V. K. D., & Martins Andrade, I. S. (2018). Demonstração da propriedade dos ângulos inscrito e central com auxílio do GeoGebra. Revista Do Instituto GeoGebra Internacional De São Paulo, 7(1), 59–69. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/IGISP/article/view/34649