Funções reais de variável real: Estudo de funções afim e quadrática

Sidnei Ramos Da Cruz, Paula Sousa Cruz, Jorge Duarte

Resumo


A Matemática é de extrema importância na vida de todos e desempenha um papel importante para o desenvolvimento da sociedade e da tecnologia. No entanto, constata-se que ela é uma disciplina com elevado insucesso escolar, apesar dos esforços para reverter isso. O trabalho tem como objetivo desmistificar a ideia que a matemática só está ao alcance e compreensão de alguns, através de um estudo feito com um grupo de alunos repetentes na disciplina de Matemática que frequentam formação numa instituição de ensino superior em Cabo Verde. Os participantes foram desafiados com tarefas exploratórias sobre o estudo das funções reais de variável real com enfoque nas afim e quadrática utilizando o GeoGebra, proporcionando-lhes uma experiência diferente e apresentando a Matemática de forma interativa e atrativa.


Palavras-chave


Funções Afim e Quadrática; Software GeoGebra

Texto completo:

PDF

Referências


AIRES, L. (2013). Conceitos de Matemática: Fundamentos para as ciências da vida. Lisboa, Portugal: Edições Sílabo.

CABRAL, M. (2006). A utilização de jogos no ensino da Matemática. Monografia (Licenciatura em Matemática). Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis. Recuperado de

PAGOTTO, M. (2015). A importância da tecnologia no processo de ensino e aprendizagem. Recuperado de

PONTE, J.(2002). O ensino da matemática em Portugal: Uma prioridade educativa. Artigo apresentado na Conferência realizada no Seminário sobre “ O Ensino da Matemática: Situação e Perspectivas”, Lisboa.

RÉZIO, A. (2009). Dicionário ilustrado da matemática. Lisboa, Portugal: Dinalivro.

SANTOS, M. (2011). Novas Tecnologias no ensino de matemática: Possibilidades e desafios. Recuperado de http://pucrs.br/famat/viali/tic_literatura/artigos/tics/101092011085446.pdf


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


A Revista do Instituto Geogebra Internacional de São Paulo está indexada nas seguintes bases:

             

 

        

   

Revista do Instituto GeoGebra internacional de São Paulo (IGISP) E- ISSN 2237-9657  (versão eletrônica)

Qualis/Capes: Qualis A3 na avaliação de Qualis/Capes (2017/2018)

Licença que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do mesmo e publicação inicial nessa revista GeoGebra.

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusiva dos autores.