Estudo da Trigonometria no 11º Ano Com Recurso ao Software Geogebra

Crisolita Sousa de Brito, Dirce Henriques da Luz, João Emanuel Almeida Duarte

Resumo


O tema Trigonometria tem apresentado várias dificuldades a alunos do 11º ano, como temos constatado da nossa experiência docente. Para uma nova abordagem do tema, e perspetivando o sucesso do aluno, apresentamos este pequeno manual de apoio a professores, com recurso ao software GeoGebra.

A componente prática foi aplicada a um grupo de alunos do 11º ano e serviu para fornecer-lhes competências e habilidades para o estudo de funções trigonométricas, o que veio a confirmar uma maior interação no processo ensino – aprendizagem.

Palavras-chave


Geogebra, Trigonometria, Funções

Texto completo:

PDF

Referências


Caetano, V. (2011). O uso do software geogebra como ferramenta que pode facilitar o processo ensino aprendizagem da matemática no ensino fundamental séries finais. Centro Universitário Barriga Verde – Unibave. Disponível em: (acedido em 31 de maio de 2017)

Domingos, M. (1986). Exercícios de Matemática, 10o Ano. Porto. Edições Asa. Matos, J. & Serrazina, M. (1996). Didáctica da Matemática. Lisboa. Universidade Aberta.

Neves, M., Guerreiro, L. & Moura A. (2006). Trigonometria – Matemática A – 12º Ano. Porto. Porto Editora.

Silveira A. & Cabrita, I. (2013). O GeoGebra como ferramenta de apoio à aprendizagem significativa das Transformações Geométricas Isométricas. Disponível em: (acedido em 30 de junho de 2017)

Sousa, P. Ciclo Trigonométrico. Disponível em: (acedido em 31 de maio de 2017).


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


A Revista do Instituto Geogebra Internacional de São Paulo está indexada nas seguintes bases:

             

 

        

   

Revista do Instituto GeoGebra internacional de São Paulo (IGISP) E- ISSN 2237-9657  (versão eletrônica)

Qualis/Capes: Qualis A3 na avaliação de Qualis/Capes (2017/2018)

Licença que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do mesmo e publicação inicial nessa revista GeoGebra.

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusiva dos autores.