Simetrias nas Cercaduras das Fachadas de Azulejos de Aveiro, usando o GeoGebra
Palavras-chave:
GeoGebra, Simetrias, Frisos.Resumo
Com este trabalho pretende-se classificar os motivos existentes nas cercaduras3 dos azulejos que revestem fachadas de Aveiro, estabelecendo uma ligação entre este Património e a Matemática. As atividades a desenvolver com os alunos requerem um trabalho prévio de recolha fotográfica, que se pode estender a qualquer parte do país, e que pode envolver uma visita de estudo, saída de campo ou trabalho de casa, sendo solicitado que cada aluno fotografe uma cercadura. Neste trabalho seguimos duas vertentes: criar com o GeoGebra, exemplares dos 7 frisos a partir de um elemento recolhido num motivo dos azulejos ou procurar as simetrias existentes nas cercaduras fotagrafadas utilizando o GeoGebra e proceder à sua classificação.
Downloads
Metrics
Referências
BIVAR, A., GROSSO, C., OLIVEIRA, F., & TIMÓTEO, M. (2013). Programa e Metas Curriculares do Ensino Básico. Lisboa: Ministério da Educação e Ciência.
BREDA, A., SERRAZINA, L., MENEZES, L., SOUSA, H., & OLIVEIRA, P. (2011). Geometria e Medida no Ensino Básico. Lisboa: Ministério da Educação, DGIDC.
DIRECÇÃO-GERAL DE FORMAÇÃO VOCACIONAL. (2004/05). Programa da disciplina de Matemática. Lisboa, Ministério da Educação.
DOS SANTOS SIMÕES, J. (1997). Azulejaria em Portugal no Século XVII, Tomo II - Elenco. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
DOS SANTOS SIMÕES, J. M., & DE OLIVEIRA, E. G. (1997). Azulejaria em Portugal no Século XVII, Tomo I - Tipologia. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
GEOGEBRA. (s.d.). Obtido em 29 de janeiro de 2015, de http://www.geogebra.org
SARRICO, P. (2009). Percurso do Azulejo de fachada de Aveiro: dinâmicas para a sua Salvaguarda. Fac. Letras da Univ. de Coimbra: Dissertação de Mestrado em Museologia e Património Cultural.
VELOSO, A., ALMASQUÉ, I., & MILHEIRO, F. (2000). O Azulejo Português e a Arte Nova. Lisboa: Edições Inapa.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Não há cobrança de taxas para a submissão, processamento, e publicação dos trabalhos enviados à revista e registro do DOI junto à CrossRef.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista direito de primeira publicação do trabalho simultaneamente licenciado sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional license CC BY que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do mesmo e publicação inicial nessa revista.
A revista GeoGebra incentiva que seus autores cadastrem seus trabalhos em sistemas orientados à gestão de informação e comunicação de pesquisadores tais como: Academia.edu; Mendeley; ResearchGate;etc.