O GeoGebra 3D na abordagem de sólidos tridimensionais: uma proposta para estudantes e professores
Palavras-chave:
Produto Educacional, Sólidos tridimensionais, GeoGebra 3D.Resumo
A identificação de sólidos tridimensionais nem sempre é clara aos estudantes da educação básica. Com o objetivo de contribuir para o ensino de geometria espacial envolvendo o reconhecimento de prisma, pirâmide, cilindro, cone e esfera, foi elaborado um produto educacional para estudantes, que incentiva a utilização do GeoGebra 3D na apresentação de sólidos geométricos espaciais. Para testar o produto, ocorreu a experiência de abordar a geometria tridimensional, fazendo uso do software, com estudantes da terceira série do ensino médio da rede pública do estado do Rio de Janeiro. A metodologia está classificada como qualitativa com caráter exploratório. O material produzido pôde contribuir para uma abordagem dinâmica e de fácil compreensão, o que incentiva o estudante e auxilia o professor.
Downloads
Metrics
Referências
CLAPHAM, C. & NICHOLSON, J. The concise Oxford dictionary of mathematics. OUP Oxford, 2009.
DOLCE, O. & POMPEO, J. N. Fundamentos da Matemática Ele-
mentar - Geometria espacial posição e métrica. Volume 10. São Paulo: Editora Atual, 2001.
REIRE, Paulo. Conscientização: teoria e prática da libertação – uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. 3ª edição. São Paulo: Cortez & Moraes, 1979.
MOREIRA, M. A. O que é afinal Aprendizagem significativa? Aula Inaugural do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais, Instituto de Física, Universidade Federal do Mato Grosso, Cuiabá, MT, 23 de abril de 2020. Aceito para publicação, Qurriculum, La Laguna, Espanha, 2012.
MOREIRA, M. A. Aprendizagem significativa em mapas conceituais. Porto Alegre: UFRGS, Instituto de Física, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Não há cobrança de taxas para a submissão, processamento, e publicação dos trabalhos enviados à revista e registro do DOI junto à CrossRef.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista direito de primeira publicação do trabalho simultaneamente licenciado sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional license CC BY que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do mesmo e publicação inicial nessa revista.
A revista GeoGebra incentiva que seus autores cadastrem seus trabalhos em sistemas orientados à gestão de informação e comunicação de pesquisadores tais como: Academia.edu; Mendeley; ResearchGate;etc.