Jogos didáticos e tecnologias digitais: uma integração possível no planejamento didático do professor de Matemática
Didactic games and digital technologies: a possible integration in the mathematics teacher's didactic planning

Agostinho Iaqchan Ryokiti Homa, Claudia Lisete Oliveira Groenwald

Resumo


Este artigo apresenta a reflexão da importância de integrar recursos didáticos ao fazer pedagógico no planejamento do processo de ensino e aprendizagem da Matemática. Entende-se que uma abordagem lúdica, utilizando jogos e, também, a resolução de problemas são metodologias que possibilitam o desenvolvimento de competências, como raciocínio, representação, comunicação e argumentação, que formam o pensamento matemático nos alunos e os recursos digitais ampliam a visualização e generalização de importantes conceitos matemáticos. O objetivo foi desenvolver jogos digitais que sejam subsídios aos professores no planejamento do processo de ensino e aprendizagem do conteúdo curricular ou conceitos significativos, desenvolvendo o pensamento matemático e a interação social, buscando a integração das Tecnologias Digitais ao trabalho docente do professor de Matemática. Apresentam-se dois jogos digitais, desenvolvidos no software GeoGebra, um jogo de estratégia e um jogo que revisita o conceito de frações.


Palavras-chave


Geogebra; Jodos digitais; Educação digital

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DOI: https://doi.org/10.23925/2020.v9i3p030-045

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