O uso do GeoGebra em práticas laboratoriais na construção de conceitos geométricos por licenciandos em matemática da UECE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2237-9657.2022.v11i2p138-158

Palavras-chave:

GeoGebra, Práticas Laboratoriais, Conceitos geométricos

Resumo

Nos dois últimos anos, a educação vem passando por diversas mudanças, ocasionada pela pandemia do COVID-19 que forçou o ensino domiciliar potencializado pelos recursos tecnológicos. Nos cursos de formação de futuros professores também foram afetados, tendo que repensar disciplinas práticas que eram ministradas presencialmente, para um cenário digital que levaram ganhos e perdas. No caso dos cursos de licenciaturas em matemática, em especial, o situado na Universidade Estadual do Ceará (UECE), campus Itaperi, em Fortaleza no Ceará, essa realidade não foi diferente. Dessa forma, esse relato de experiência tem o intuito de apresentar as possibilidades didáticas do uso do GeoGebra em práticas laboratoriais na construção de conceitos geométricos por licenciandos em matemática da UECE. O enfoque é mostrar os materiais digitais construídos pelos discente e suas orientações metodológicas para a aplicação em uma aula a distância e/ou presencial dentro da disciplina de laboratório de ensino de geometria. Dessa forma, percebeu-se que o GeoGebra ultrapassa seu uso apenas com a ferramenta régua e compasso, e traz várias possibilidades como recurso didático para a confecção de jogos, quebra-cabeças e construção de simuladores.

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Biografia do Autor

Ana Carolina Costa Pereira, Universidade Estadual do Ceará

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (2001), mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2010). Atualmente é coordenadora de curso de matemática da Universidade Aberta do Brasil, Coordenadora do Laboratório de Matemática e Ensino da UECE, professora Adjunta da Universidade Estadual do Ceará, líder do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática e Diretora da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - Regional do Ceará. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: geometria, livros didáticos, história da matemática, educação matemática e história da educação matemática.

Gisele Pereira Oliveira, Universidade Estadual do Ceará

Possui graduação em Bacharelado em Matemática pela Universidade Federal do Ceará-UFC (2011), graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2013), especialização em Ensino de Matemática pela Faculdade Farias Brito (2013) e Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2018). Atualmente é professora efetiva da Secretária de Educação do Estado do Ceará - SEDUC e doutoranda do programa de pós-graduação em Educação pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase em Ensino de Matemática, atuando na Formação inicial e continuada de Professores de Matemática sobre Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) no Ensino de Matemática.

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Publicado

2022-11-12

Como Citar

Pereira, A. C. C., & Oliveira, G. P. (2022). O uso do GeoGebra em práticas laboratoriais na construção de conceitos geométricos por licenciandos em matemática da UECE. Revista Do Instituto GeoGebra Internacional De São Paulo, 11(2), 138–158. https://doi.org/10.23925/2237-9657.2022.v11i2p138-158

Edição

Seção

Relatos de Experiência