Conteúdo imagético dinâmico sobre polarização da luz

explorando potencialidades do GeoGebra para o Ensino de Física no Nível Superior.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2237-9657.2023.v12i1p107-121

Palavras-chave:

software livre GeoGebra; polarização da onda eletromagnética; material didático com ênfase imagética.

Resumo

Neste trabalho, disponibilizamos quatro simulações de nossa autoria, elaboradas no Software livre GeoGebra, referentes à polarização da onda eletromagnética monocromática de frente de onda plana e os métodos de polarização via absorção seletiva, reflexão e birrefringência. Estas, além de objetos de aprendizagem virtual e registros semióticos pertinentes, evidenciam a amplitude do domínio das potencialidades do GeoGebra para Física do ensino básico e superior, enquanto material didático com ênfase imagética.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Referências

ALONSON, M.; FINN, E. J. Física um Curso Universitário Volume II Campos e Ondas. Ed. Edgard Blücher LTDA São Paulo, 1972.

BACHELARD, G. A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. Tradução Estela dos Santos Abreu. Rio de Janeiro: Contraponto. 1996.

DUVAL, R. Registro de representação semiótica e funcionamento cognitivo do pensamento. Revemat: R. Eletr. de Edu. Matem. eISSN 1981-1322. Florianópolis, v. 07, n. 2, p.266-297, 2012.

GRIFFITHS, D. J. Eletrodinâmica. Tradução Heloisa Coimbra de Souza; revisão técnica Antonio Manoel Mansanares. -3 ed. – São Paulo: Pearson Addison Wesley, 2011.

HALLIDAY, David; RESNICK, Robert; WALKER, Jearl. Fundamentos de física. 8. ed. Rio de Janeiro, RJ: LTC, c2009 vol 4.

HECHT, E. Óptica. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2002. 3 ed.

HOHENWATER, M. Multiple representations and GeoGebra-based learning environments. Revista Iberoamericana de Educación Matemática (Unión). Número 39. páginas 11-18. Septiembre de 2014.

NUSSENZVEIG, H. Moysés. Curso de física básica: ótica, relatividade e física quântica. São Paulo: E. Blücher, 2002.

OLIVEIRA. L. L. L.; GUIMARÃES, S. U.; ANDRADE, J. A. A. As potencialidades do GeoGebra em processos de investigação matemática: uma análise do desenvolvimento de objetos de aprendizagem da EaD no ensino presencial. 1ª. Conferência Latino Americana de GeoGebra.ISSN 2237- 9657, pp.CCLXV-CCLXXIX, 2012.

SEARS, F. W.; ZEMANSKY, M. W.; YOUNG, H. D.; FREEDMAN, R. Física IV-Ótica e Física Moderna. A. 12. ed. São Paulo, SP: Pearson Addison Wesley, c2008-2009 vol 4;

ZILIO, S. C. Óptica moderna. Instituto de Física de São Carlos. Universidade de São Paulo. 2009.

Downloads

Publicado

2023-06-06

Como Citar

Dias Andrade, D., Oliveira de Jesus, J. C. . ., & Santos Alves, Álvaro . (2023). Conteúdo imagético dinâmico sobre polarização da luz: explorando potencialidades do GeoGebra para o Ensino de Física no Nível Superior. Revista Do Instituto GeoGebra Internacional De São Paulo, 12(1), 107–121. https://doi.org/10.23925/2237-9657.2023.v12i1p107-121

Edição

Seção

Artigos