Conteúdo imagético dinâmico sobre polarização da luz
explorando potencialidades do GeoGebra para o Ensino de Física no Nível Superior.
DOI:
https://doi.org/10.23925/2237-9657.2023.v12i1p107-121Palavras-chave:
software livre GeoGebra; polarização da onda eletromagnética; material didático com ênfase imagética.Resumo
Neste trabalho, disponibilizamos quatro simulações de nossa autoria, elaboradas no Software livre GeoGebra, referentes à polarização da onda eletromagnética monocromática de frente de onda plana e os métodos de polarização via absorção seletiva, reflexão e birrefringência. Estas, além de objetos de aprendizagem virtual e registros semióticos pertinentes, evidenciam a amplitude do domínio das potencialidades do GeoGebra para Física do ensino básico e superior, enquanto material didático com ênfase imagética.
Downloads
Metrics
Referências
ALONSON, M.; FINN, E. J. Física um Curso Universitário Volume II Campos e Ondas. Ed. Edgard Blücher LTDA São Paulo, 1972.
BACHELARD, G. A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. Tradução Estela dos Santos Abreu. Rio de Janeiro: Contraponto. 1996.
DUVAL, R. Registro de representação semiótica e funcionamento cognitivo do pensamento. Revemat: R. Eletr. de Edu. Matem. eISSN 1981-1322. Florianópolis, v. 07, n. 2, p.266-297, 2012.
GRIFFITHS, D. J. Eletrodinâmica. Tradução Heloisa Coimbra de Souza; revisão técnica Antonio Manoel Mansanares. -3 ed. – São Paulo: Pearson Addison Wesley, 2011.
HALLIDAY, David; RESNICK, Robert; WALKER, Jearl. Fundamentos de física. 8. ed. Rio de Janeiro, RJ: LTC, c2009 vol 4.
HECHT, E. Óptica. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2002. 3 ed.
HOHENWATER, M. Multiple representations and GeoGebra-based learning environments. Revista Iberoamericana de Educación Matemática (Unión). Número 39. páginas 11-18. Septiembre de 2014.
NUSSENZVEIG, H. Moysés. Curso de física básica: ótica, relatividade e física quântica. São Paulo: E. Blücher, 2002.
OLIVEIRA. L. L. L.; GUIMARÃES, S. U.; ANDRADE, J. A. A. As potencialidades do GeoGebra em processos de investigação matemática: uma análise do desenvolvimento de objetos de aprendizagem da EaD no ensino presencial. 1ª. Conferência Latino Americana de GeoGebra.ISSN 2237- 9657, pp.CCLXV-CCLXXIX, 2012.
SEARS, F. W.; ZEMANSKY, M. W.; YOUNG, H. D.; FREEDMAN, R. Física IV-Ótica e Física Moderna. A. 12. ed. São Paulo, SP: Pearson Addison Wesley, c2008-2009 vol 4;
ZILIO, S. C. Óptica moderna. Instituto de Física de São Carlos. Universidade de São Paulo. 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista do Instituto GeoGebra Internacional de São Paulo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Não há cobrança de taxas para a submissão, processamento, e publicação dos trabalhos enviados à revista e registro do DOI junto à CrossRef.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista direito de primeira publicação do trabalho simultaneamente licenciado sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional license CC BY que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do mesmo e publicação inicial nessa revista.
A revista GeoGebra incentiva que seus autores cadastrem seus trabalhos em sistemas orientados à gestão de informação e comunicação de pesquisadores tais como: Academia.edu; Mendeley; ResearchGate;etc.