Uso do GeoGebra 3D como estúdio de tonalização para análise das componentes dos coeficientes de reflexão do modelo de iluminação local

Roberto Scalco

Resumo


Este trabalho apresenta o estudo do uso da versão 5.0 beta do GeoGebra como um ambiente de estudo dos parâmetros necessários para o cálculo do modelo de iluminação local de Phong ou Blinn, aplicados à superfícies reflexivas. Com o objeto de aprendizagem gerado pelo GeoGebra é possível desenvolver um material didático que permita apresentar aos alunos os mesmos efeitos visuais obtidos pelo cálculo da iluminação incidente sobre cada ponto do modelo tridimensional, uma vez que as operações envolvidas são produtos escalares e vetoriais com os versores da fonte luminosa, normal da superfície no ponto analisado e direção do observador, além dos vetores tri cromáticos (vermelho, verde e azul) que representam as cores da fonte luminosa, ponto analisado da superfície e o resultado que será exibido ao observador.

Palavras-chave


geogebra 3D; modelo de iluminação local; tonalização; Criação e disponibilidade de mateirias didáticos com GeoGebra

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