Contribuições do software GeoGebra no estudo de cálculo diferencial e integral: uma experiência com alunos do curso de geologia

Autores

  • Andriceli Richit Unesp Rio Claro - SP
  • Vanessa Cerignoni Benites Unesp Rio Claro SP
  • Marco Antonio Escher UFSJ/MG
  • Rosana Giaretta Sguerra Miskulin Unesp Rio Claro/SP

Palavras-chave:

Cálculo Diferencial e Integral, Atividades Exploratório-Investigativas, Software GeoGebra.

Resumo

Este artigo apresenta uma experiência que retrata como o desenvolvimento de atividades pautadas no software GeoGebra abrem possibilidades de compreensão de conceitos de Cálculo Diferencial e Integral com alunos do primeiro ano do Curso de Geologia da Unesp/Rio Claro, SP. Esta proposta tinha como objetivo compreender como a produção de conhecimento dos alunos poderia ser reelaborada no contexto das tecnologias e qual o alcance e as potencialidades do software GeoGebra enquanto alternativa teórico-metodológica na introdução e visualização de conceitos matemáticos. Desta forma buscamos utilizar atividades exploratório-investigativas no qual os alunos puderam trabalhar os conceitos matemáticos, buscando maneiras de solução, testando hipóteses e conjecturas e verificando-as com o auxílio do software.

Downloads

Metrics

PDF views
1,306
Jul 2012Jan 2013Jul 2013Jan 2014Jul 2014Jan 2015Jul 2015Jan 2016Jul 2016Jan 2017Jul 2017Jan 2018Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 202686
|

Downloads

Publicado

2012-03-12

Como Citar

Richit, A., Benites, V. C., Escher, M. A., & Miskulin, R. G. S. (2012). Contribuições do software GeoGebra no estudo de cálculo diferencial e integral: uma experiência com alunos do curso de geologia. Revista Do Instituto GeoGebra Internacional De São Paulo, 1(1), 90–99. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/IGISP/article/view/8385