Estudantes protagonizando a sua aprendizagem através do uso do aplicativo GeoGebra para o estudo de Geometria Analítica

Autores/as

  • Josenildo da Cunha Lima E. E. E. F. M. Carlota Barreira - Areia - PB

DOI:

https://doi.org/10.23925/2237-9657.2023.v12i1p122-143

Palabras clave:

GeoGebra; Geometria Analítica; Transformações Geométricas.

Resumen

Este artigo é um relato de experiência de um projeto desenvolvido com alunos de turmas de uma escola estadual da Paraíba. O projeto teve duração de dois bimestres em 2021, no qual além das aulas remotas para formação dos conceitos de Geometria Analítica, Transformações e Projeções Cartográficas foram propostas atividades com o uso de smartphones, utilizando o aplicativo GeoGebra. Tal aplicação metodológica teve como ponto de destaque o fato de oportunizar ao estudante o protagonismo na sua aprendizagem, com o professor atuando apenas no seu real papel de criador, incentivador e orientador nestas atividades em prol do alcance dos objetivos propostos. De modo geral, observou-se uma maior dedicação dos estudantes nestas atividades tendo em vista a dinamicidade do processo de ensino na busca duma aprendizagem significativa.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Citas

BONJORNO, J. R. JÚNIOR. J. R. G. e SOUSA, P. R. C. Prisma matemática: geometria. Ensino médio. Matemática e suas tecnologias. 1. ed. – São Paulo: Editora FTD, 2020. Disponível em: https://pnld.ftd.com.br/ensino-medio/matematica-e-suas-tecnologias/prisma-matematica/. Acesso em: 07 fev 2022.

BRASIL; Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/historico/BNCC_EnsinoMedio_embaixa_site_110518.pdf. Acesso em: 07 fev 2022.

BRASIL. INEP/MEC. Matrizes de Referência do Saeb. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/educacao-basica/saeb/matrizes-e-escalas. Acesso em: 07 fev 2022.

CONEXÕES: Matemática e suas tecnologias. Manual do professor. Organizadora Editora Moderna. Obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida pela Editora Moderna. Editor responsável: Fabio Martins de Leonardo. Matrizes e Geometria analítica. 1ª. ed. São Paulo: Moderna, 2020. Disponível em: https://pnld.moderna.com.br/ensino-medio/obras-didaticas/area-de-conhecimento/matematica/conexoes. Acesso em: 07 fev 2022.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 58ª ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2019.

HOHENWARTER, M. Calculadora 3D. International GeoGebra Institute, Linz, Aústria. Disponível em: http://www.geogebra.org/download. Acesso em: 07 fev 2022.

LIMA, J. C. Intersecção de uma reta com uma circunferência. Youtube, 9 de set. de 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=_HEnIltUxJg. Acesso em: 07 fev 2022.

PAIVA, M. Matemática Paiva. Ensino Médio: 3. 3. ed., São Paulo, Moderna, 2015.

PEREIRA, G. S. S. e CORDEIRO, S. M. S. GeoGebra: uma proposta para o ensino de geometria analítica na educação básica. In: II Jornada de estudos em Matemática. UFPA. Marabá, 2016. Disponível em: https://jem.unifesspa.edu.br/images/2JEM/ANAIS/CC/GEOGEBRA_UMA_PROPOSTA_PARA_O_ENSINO_DE_GEOMETRIA.pdf. Acesso em: 07 fev 2022.

PARAÍBA. Paraíba Educa. SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA. João Pessoa. (2020). Disponível em: https://sites.google.com/prod/see.pb.gov.br/pbeduca/p%C3%A1gina-inicial

Acesso em: 07 fev 2022.

SANTOS, G. R. F. ENSINO DE MATEMÁTICA: CONCEPÇÕES SOBRE O CONHECIMENTO MATEMÁTICO E A RESSIGNIFICAÇÃO DO MÉTODO DE ENSINO EM TEMPOS DE PANDEMIA. In: Culturas & Fronteiras. Vol 2. N. 2. 2020. Disponível em: ENSINO DE MATEMÁTICA: CONCEPÇÕES SOBRE O CONHECIMENTO MATEMÁTICO E A RESSIGNIFICAÇÃO DO MÉTODO DE ENSINO EM TEMPOS DE PANDEMIA | Semantic Scholar . Acesso em: 07 fev 2022.

SILVA, P. C. A. Geometria espacial: Uso do Aplicativo GeoGebra em Smartphones. Dissertação (Mestrado) - UFG/UAEMT. Orientadora: Profª. Drª. Élida Alves da Silva. Catalão-GO, (2018). 97p. Disponível em: https://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/8653.

Acesso em: 07 fev 2022.

TEIXEIRA, D. A. O. e NASCIMENTO, F. L. ENSINO REMOTO: O USO DO GOOGLE MEET NA PANDEMIA DA COVID-19. Ano III. Volume 7. Nº 19. Boa Vista, 2021. Disponível em: http://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/374. Acesso em: 07 fev 2022.

Publicado

2023-06-06

Cómo citar

da Cunha Lima, J. (2023). Estudantes protagonizando a sua aprendizagem através do uso do aplicativo GeoGebra para o estudo de Geometria Analítica. Revista Do Instituto GeoGebra Internacional De São Paulo. ISSN 2237-9657, 12(1), 122–143. https://doi.org/10.23925/2237-9657.2023.v12i1p122-143

Número

Sección

Relatos de Experiência