Estudantes protagonizando a sua aprendizagem através do uso do aplicativo GeoGebra para o estudo de Geometria Analítica
DOI:
https://doi.org/10.23925/2237-9657.2023.v12i1p122-143Palabras clave:
GeoGebra; Geometria Analítica; Transformações Geométricas.Resumen
Este artigo é um relato de experiência de um projeto desenvolvido com alunos de turmas de uma escola estadual da Paraíba. O projeto teve duração de dois bimestres em 2021, no qual além das aulas remotas para formação dos conceitos de Geometria Analítica, Transformações e Projeções Cartográficas foram propostas atividades com o uso de smartphones, utilizando o aplicativo GeoGebra. Tal aplicação metodológica teve como ponto de destaque o fato de oportunizar ao estudante o protagonismo na sua aprendizagem, com o professor atuando apenas no seu real papel de criador, incentivador e orientador nestas atividades em prol do alcance dos objetivos propostos. De modo geral, observou-se uma maior dedicação dos estudantes nestas atividades tendo em vista a dinamicidade do processo de ensino na busca duma aprendizagem significativa.
Descargas
Métricas
Citas
BONJORNO, J. R. JÚNIOR. J. R. G. e SOUSA, P. R. C. Prisma matemática: geometria. Ensino médio. Matemática e suas tecnologias. 1. ed. – São Paulo: Editora FTD, 2020. Disponível em: https://pnld.ftd.com.br/ensino-medio/matematica-e-suas-tecnologias/prisma-matematica/. Acesso em: 07 fev 2022.
BRASIL; Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/historico/BNCC_EnsinoMedio_embaixa_site_110518.pdf. Acesso em: 07 fev 2022.
BRASIL. INEP/MEC. Matrizes de Referência do Saeb. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/educacao-basica/saeb/matrizes-e-escalas. Acesso em: 07 fev 2022.
CONEXÕES: Matemática e suas tecnologias. Manual do professor. Organizadora Editora Moderna. Obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida pela Editora Moderna. Editor responsável: Fabio Martins de Leonardo. Matrizes e Geometria analítica. 1ª. ed. São Paulo: Moderna, 2020. Disponível em: https://pnld.moderna.com.br/ensino-medio/obras-didaticas/area-de-conhecimento/matematica/conexoes. Acesso em: 07 fev 2022.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 58ª ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2019.
HOHENWARTER, M. Calculadora 3D. International GeoGebra Institute, Linz, Aústria. Disponível em: http://www.geogebra.org/download. Acesso em: 07 fev 2022.
LIMA, J. C. Intersecção de uma reta com uma circunferência. Youtube, 9 de set. de 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=_HEnIltUxJg. Acesso em: 07 fev 2022.
PAIVA, M. Matemática Paiva. Ensino Médio: 3. 3. ed., São Paulo, Moderna, 2015.
PEREIRA, G. S. S. e CORDEIRO, S. M. S. GeoGebra: uma proposta para o ensino de geometria analítica na educação básica. In: II Jornada de estudos em Matemática. UFPA. Marabá, 2016. Disponível em: https://jem.unifesspa.edu.br/images/2JEM/ANAIS/CC/GEOGEBRA_UMA_PROPOSTA_PARA_O_ENSINO_DE_GEOMETRIA.pdf. Acesso em: 07 fev 2022.
PARAÍBA. Paraíba Educa. SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA. João Pessoa. (2020). Disponível em: https://sites.google.com/prod/see.pb.gov.br/pbeduca/p%C3%A1gina-inicial
Acesso em: 07 fev 2022.
SANTOS, G. R. F. ENSINO DE MATEMÁTICA: CONCEPÇÕES SOBRE O CONHECIMENTO MATEMÁTICO E A RESSIGNIFICAÇÃO DO MÉTODO DE ENSINO EM TEMPOS DE PANDEMIA. In: Culturas & Fronteiras. Vol 2. N. 2. 2020. Disponível em: ENSINO DE MATEMÁTICA: CONCEPÇÕES SOBRE O CONHECIMENTO MATEMÁTICO E A RESSIGNIFICAÇÃO DO MÉTODO DE ENSINO EM TEMPOS DE PANDEMIA | Semantic Scholar . Acesso em: 07 fev 2022.
SILVA, P. C. A. Geometria espacial: Uso do Aplicativo GeoGebra em Smartphones. Dissertação (Mestrado) - UFG/UAEMT. Orientadora: Profª. Drª. Élida Alves da Silva. Catalão-GO, (2018). 97p. Disponível em: https://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/8653.
Acesso em: 07 fev 2022.
TEIXEIRA, D. A. O. e NASCIMENTO, F. L. ENSINO REMOTO: O USO DO GOOGLE MEET NA PANDEMIA DA COVID-19. Ano III. Volume 7. Nº 19. Boa Vista, 2021. Disponível em: http://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/374. Acesso em: 07 fev 2022.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista do Instituto GeoGebra Internacional de São Paulo. ISSN 2237-9657
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
No se cobrarán tasas de envío, procesamiento y publicación de los trabajos enviados a la revista, ni el registro del DOI en la Crossref.
Los autores mantienen sus derechos de autor y conceden a la revista el derecho a la primera publicación del trabajo, simultáneamente licenciada bajo una licencia Creative Commons - Atribución 4.0 Licencia Internacional CC BY, que permite que otros compartan el trabajo con un reconocimiento de la autoría del mismo y publicación inicial en esta revista.
La revista GeoGebra incentiva a que sus autores registren sus trabajos en sistemas orientados a la gestión de información y comunicación de investigadores, tales como Academia.edu, Mendeley, ResearchGate etc.