Uma trajetória da disciplina de Análise e o seu papel para a formação do professor de matemática
Palavras-chave:
ensino de análise matemática, educação matemática no ensino superior, formação matemática do professor.Resumo
Resumo
Neste artigo apresentamos os resultados de dois trabalhos já concluídos que foram realizados dentro do âmbito do projeto de pesquisa intitulado A Disciplina de Análise em Cursos de Formação de Professores de Matemática, cujo objetivo é discutir as mais variadas questões relacionadas à problemática de que fala seu título. O primeiro trabalho traz um panorama de como a disciplina de análise vem se estruturando no que diz respeito aos seus objetivos, ementa e bibliografia em dois cursos de licenciatura em matemática; e o segundo, procura compreender o papel da disciplina de análise na licenciatura segundo coordenadores de cursos e professores da disciplina.
Palavras chave: ensino de análise matemática; educação matemática no ensino superior; formação matemática do professor.
Résumé
Dans cet article, nous présentons les résultats de deux travaux déjà conclus qui ont été réalisés dans le cadre du projet de recherche intitulé La Discipline d’Analyse dans les Cours de Formation de Professeurs de Mathématiques, dont l’objectif est de discuter des questions les plus variées concernant la problématique dont parle son titre. Le premier travail présente un panorama de comment la discipline d’analyse s’est structurée au fil des ans en ce qui concerne ses objectifs, son syllabus et sa bibliographie dans deux cours de mathématiques et le deuxième cherche à comprendre ce que pensent des coordinateurs de cours de formation de professeurs de mathématiques et des professeurs d’analyse du rôle de cette discipline.
Mots-clés: enseignement d’analyse mathématique; éducation mathématique dans l’enseignement supérieur; formation mathématique du professeur.
Metrics
Referências
BATARCE, M. S. Um Contexto Histórico para Análise Matemática para uma Educação Matemática. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Universidade Estadual Paulista - UNESP, Rio Claro, 2003.
BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação Qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.
CIANI, A. B.; RIBEIRO, D. M.; JÚNIOR, M. A. G. Formação de Professores de Matemática: um ponto de vista de egressos. In: ENCONTRO GAÚCHO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 9., 2006, Caxias do Sul. Anais... . Caxias do Sul: Universidade de Caxias do Sul, 2006.
CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (Brasil). Parecer CNE/CP n. 28/2001, de 02 de Outubro de 2001. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 18/01/2002.
CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (Brasil). Resolução CNE/CP n. 01, de 18 de Fevereiro de 2002. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 09/04/2002.
CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (Brasil). Resolução CNE/CP n. 02, de 19 de Fevereiro de 2002. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 04/03/2002.
ESTRUTURA Curricular do Curso de Graduação em Matemática. Disponível em: <http://www.rc.unesp.br/igce/matematica/disciplinas.htm>. Acesso em: 09 nov. 2010.
DISCIPLINAS do Núcleo Comum do Curso de Mestrado. Disponível em: <http://www.pma.uem.br/paginas/disicplinas/comum.html>. Acesso em: 09 nov. 2010.
FIORENTINI, D. A Formação Matemática e Didático-Pedagógica nas Disciplinas da Licenciatura em Matemática. In: ENCONTRO PAULISTA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 7., 2004, São Paulo. Anais... . São Paulo: SBEM, 2004.
FLORES, J. G. Análisis de Datos Cualitativos: aplicaciones a la investigación educativa. Barcelona: PPU, 1994.
LIMA, E. B. Dos Infinitésimos aos Limites: a contribuição de Omar Catunda para a modernização da Análise Matemática no Brasil. 2006, 145f. Dissertação (Mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) ¬– Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2006.
LIMA, E. L. Curso de Análise: volume 1. Rio de Janeiro: IMPA, 1978.
MARTINES, P. T. O Papel da Disciplina de Análise segundo Professores e Coordenadores. 2012. 157f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2012.
MILES, M.; HUBERMAN, M. Qualitative Data Analysis: an expanded sourcebook. Londres: Sage, 1994.
MORAES, R. Uma Tempestade de Luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Ciência e Educação, Bauru, v. 9, n. 2, p.191-211, 2003.
MOREIRA, P.; CURY, H. N.; VIANNA, C. R. Por que análise real na licenciatura? Zetetiké, Campinas, v. 13, n. 23, p.11-41, 2005.
MOREIRA, P. C.; DAVID, M. M. M. S. A Formação Matemática na Licenciatura e Três Questões sobre Números. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 8., 2004, Recife. Anais... . Recife: SBEM, 2004. p. 1-15.
MOREIRA, P. C.; DAVID, M. M. M. S. A Formação Matemática do Professor: licenciatura e prática docente escolar. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. 116 p.
OTERO-GARCIA, S. C. Uma Trajetória da Disciplina de Análise e um Estado do Conhecimento sobre seu Ensino. 2011. 2 v. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2011.
PASQUINI, R. C. G. Um Tratamento para os Números Reais via Medição de Segmentos: uma proposta, uma investigação. 2007. 209 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2007.
PINTO, M. M. F. Discutindo a Transição dos Cálculos para a Análise Real. In: LAUDARES, J. B.; LACHINI, J. (Orgs.). A Prática Educativa sob o Olhar de Professores de Cálculo. Belo Horizonte: Fumarc, 2001. p. 123-145.
QUIVY, R.; CAMPENHOUDT, L. V. Manual de Investigação em Ciências Sociais. 5. ed. Lisboa: Gradiva, 2008.
REIS, F. S. A Tensão entre Rigor e Intuição no Ensino de Cálculo e Análise: a visão de professores-pesquisadores e autores de livros didáticos. 2001. 302f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2001.
SHULMAN, L. Those who Understand: knowledge growth in teaching. Educational Researcher, v. 15, n. 2, p. 4-14, fev. 1986.
SILVA, C. M. S. A Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP e a Formação de Professores de Matemática. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 23., 2000, Caxambu. Anais... . Caxambu: ANPED, 2000. p. 1-19.
SILVA, L. R. R. Prof. J. O. Monteiro de Camargo e o Ensino de Cálculo Diferencial e Integral e de Análise na Universidade de São Paulo. 2006. 233f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2006.
SOARES, E. F.; FERREIRA, M. C. C.; MOREIRA, P. C. Da Prática do Matemático para a Prática do Professor: mudando o referencial da formação matemática do licenciado. Zetetiké, Campinas, v. 5, n. 7, p.25-36, 1997.
TOLEDO, J. C. Uma História do Processo de Institucionalização da Área da Análise Matemática no Brasil. 2008. 312 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2008.
TUCKMAN, B. W. Manual de Investigação em Educação. Lisboa: Fundação Colouste Gulbenkian, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).