Uma trajetória da disciplina de Análise e o seu papel para a formação do professor de matemática

Autores

  • Sílvio César Otero-Garcia Universidade Estadual Paulista
  • Rosa Lúcia Sverzut Baroni Universidade Estadual Paulista
  • Paula Taliari Martines Universidade Estadual Paulista

Palavras-chave:

ensino de análise matemática, educação matemática no ensino superior, formação matemática do professor.

Resumo

Resumo

Neste artigo apresentamos os resultados de dois trabalhos já concluídos que foram realizados dentro do âmbito do projeto de pesquisa intitulado A Disciplina de Análise em Cursos de Formação de Professores de Matemática, cujo objetivo é discutir as mais variadas questões relacionadas à problemática de que fala seu título. O primeiro trabalho traz um panorama de como a disciplina de análise vem se estruturando no que diz respeito aos seus objetivos, ementa e bibliografia em dois cursos de licenciatura em matemática; e o segundo, procura compreender o papel da disciplina de análise na licenciatura segundo coordenadores de cursos e professores da disciplina.

Palavras chave: ensino de análise matemática; educação matemática no ensino superior; formação matemática do professor.

 

Résumé

Dans cet article, nous présentons les résultats de deux travaux déjà conclus qui ont été réalisés dans le cadre du projet de recherche intitulé La Discipline d’Analyse dans les Cours de Formation de Professeurs de Mathématiques, dont l’objectif est de discuter des questions les plus variées concernant la problématique dont parle son titre. Le premier travail présente un panorama de comment la discipline d’analyse s’est structurée au fil des ans en ce qui concerne ses objectifs, son syllabus et sa bibliographie dans deux cours de mathématiques et le deuxième cherche à comprendre ce que pensent des coordinateurs de cours de formation de professeurs de mathématiques et des professeurs d’analyse du rôle de cette discipline.

Mots-clés: enseignement d’analyse mathématique; éducation mathématique dans l’enseignement supérieur; formation mathématique du professeur.

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Biografia do Autor

Sílvio César Otero-Garcia, Universidade Estadual Paulista

Mestre em Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UNESP de Rio Claro.

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UNESP de Rio Claro.

Rosa Lúcia Sverzut Baroni, Universidade Estadual Paulista

Doutora em Matemática pela USP de São Carlos.

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UNESP de Rio Claro.

Paula Taliari Martines, Universidade Estadual Paulista

Licenciada em Matemática pela UNESP de Rio Claro.

Mestre em Educação Matemática pelo programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UNESP de Rio Claro.

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Publicado

2013-12-14

Como Citar

OTERO-GARCIA, S. C.; BARONI, R. L. S.; MARTINES, P. T. Uma trajetória da disciplina de Análise e o seu papel para a formação do professor de matemática. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 15, n. 3, p. 692–717, 2013. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/16756. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos