O conceito de função na produção acadêmica da PUC/SP via registros de representação semiótica<br>The concept of function in the academic production of PUC/SP way registers of semiotic representation
Palavras-chave:
Registros de Representação Semiótica, Funções, Educação Matemática, Estado da ArteResumo
Neste estudo procuramos verificar o quanto os resultados alcançados pelas dissertações e teses defendidas no Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da PUC/SP, que abordaram o conceito de função à luz da teoria dos Registros de Representação Semiótica agregam de benefícios para a aprendizagem do mesmo no âmbito da educação básica. Para tanto, sistematizamos a produção de informações em duas fases: levantamento de todos os possíveis trabalhos e análise dos trabalhos que tangenciam o Ensino Fundamental e Médio. Na análise focamo-nos na relação entre os registros de representação semiótica e suas contribuições no processo de ensino e aprendizagem de função. A relevância deste estudo consiste na possibilidade de conhecer e compreender o estado do conhecimento produzido sobre o tema, em determinado período, por meio da organização do conjunto de informações e resultados obtidos.
In this study we have developed a state of the art, ie, an exposure level of knowledge and degree of development of dissertations and theses in the Postgraduate Studies Program in Mathematics Education PUC / SP, which addressed the concept of function in the light theory of Semiotics Records Representation. The focus of this research are the contributions that this theory brings to the teaching and learning of the function concept in basic education process. To do so, we systematized the production of information in two phases: a survey of all possible jobs and jobs that are tangent analysis of the Elementary and Secondary Education. In the analysis of 16 produced and defended between 2002 and 2011, we observed that the concern of researchers focused on mathematical object to be learned, ie, a sequence, a book or other courseware provides real knowledge from the point of view of registers of semiotic representation.
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