Congruência semântica e equivalência referencial em problemas envolvendo equações de 1º grau<br>Semantic congruence and referential equivalence in a problem involving first degree equations

Autores

  • Edrei Lourenço Licenciado em Matemática pela Universidade Federal de São Carlos e professor do Colégio Politécnico de Sorocaba
  • Paulo César Oliveira UFSCAR_Campus de Sorocaba

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2018v20i1p84-109

Palavras-chave:

Equação do 1º grau, Congruência Semântica, Registros de Representação Semiótica, Critérios de não Congruência.

Resumo

Nesse trabalho objetivamos analisar quais critérios de congruência são conservados em quinze problemas com equações do primeiro grau apresentados em um material didático apostilado e tecer reflexões sobre a influência dos critérios não conservados nas possíveis dificuldades dos alunos. Essa é uma pesquisa bibliográfica e documental e seu desenvolvimento apontou o baixo índice de conservação da correspondência semântica das unidades de significado e o alto índice de conservação da univocidade semântica terminal nos problemas analisados. Além disso, os dados levantados apontam para a necessidade de se ampliar as análises já realizadas nas pesquisas desenvolvidas, considerando a variedade de tipos de problemas de 1º grau.


In this work we aim to analyze the congruence criteria what are conserved in fifteen problems with equations of the first degree, in a didactic material and reflect on the influence of criteria not conserved in the difficulties of the students. This is a bibliographical and documentary research and its development pointed the low conservation index of the semantic correspondence of the units of meaning and the high conservation index of the terminal semantic univocity in the analyzed problems. In addition, the data gathered point to the need to expand the discussions performed achieved in the researches developed, considering a variety of types of problems of the first degree.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Edrei Lourenço, Licenciado em Matemática pela Universidade Federal de São Carlos e professor do Colégio Politécnico de Sorocaba

Licenciado em Matemática pela Universidade Federal de São Carlos e professor do Colégio Politécnico de Sorocaba

Paulo César Oliveira, UFSCAR_Campus de Sorocaba

Departamento de Física, Matemática e Química área de Educação matemática

Referências

COLOMBO, J. A. A.; FLORES, C.; MORETTI, M. T. Registros de representações semiótica nas pesquisas brasileiras em Educação Matemática: pontuando tendências. Zetetiké, Campinas, v.16, n.29, p.41 – 72, 2008.

COSTA, W. R. Investigando a conversão da escrita natural para os registros em escrita algébrica em problemas envolvendo equações de primeiro grau. 2010. 107f. Dissertação (mestrado em Educação Matemática e Tecnológica). Recife: Universidade Federal de Pernambuco.

DUVAL, Raymond. Registres de representation sémiotique e fonctionnement cognitif de la pensée. Annales de Didactique et de Sciences Cognitives, Strabourg, IREM-ULP, França, v.5, 1993, p.37-64.

DUVAL, R. Registros de representações semióticas e funcionamento cognitivo da compreensão matemática. In: MACHADO, S. D. A. (Org.) Aprendizagem em matemática: registros de representação semiótica. Campinas: Papirus, 2003. p.11-33.

DUVAL, R. Semiósis e pensamento humano: registro semiótico e aprendizagens intelectuais. Tradução de Lênio Fernandes Levy e Marisa Rosâni Abreu da Silveira. São Paulo: Editora Livraria da Física, fascículo I, 2009.

DUVAL, R. Abordagem cognitiva de problemas de geometria em termos de congruência. Revista Eletrônica de Educação Matemática (Revemat). Florianópolis, v.7, n.1, p.118-138, 2012a.

DUVAL, R. Diferenças semânticas e coerência matemática: introdução aos problemas de congruência. Revista Eletrônica de Educação Matemática (Revemat). Florianópolis, v.7, n.1, p.97-117, 2012b.

FERREIRA, F. A.; SANTOS, C. A. B. dos; CURI, E. Um cenário sobre pesquisas brasileiras que apresentam como abordagem teórica os registros de representação semiótica. Revista de Educação Matemática e Tecnologia Iberoamericana, v.4, n.2, 14 p, 2013.

GIL, K. H. Reflexões sobre as dificuldades dos alunos na aprendizagem da álgebra. 2008. 120 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Rio Grande do Sul: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2008.

LAJOLO, M. Livro didático: um (quase) manual de usuário. Em aberto: livro didático e qualidade de ensino. Brasília, ano 16, n.69, p.3-9, jan./mar. 1996.

SILVA, M. L. L. da. Investigando estratégias mobilizadas pelos alunos no equacionamento de problemas de primeiro grau. 2011. 87f. Dissertação (mestrado em Educação Matemática e Tecnológica). Recife: Universidade Federal de Pernambuco.

Downloads

Publicado

2018-05-01

Como Citar

LOURENÇO, E.; OLIVEIRA, P. C. Congruência semântica e equivalência referencial em problemas envolvendo equações de 1º grau&lt;br&gt;Semantic congruence and referential equivalence in a problem involving first degree equations. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 20, n. 1, 2018. DOI: 10.23925/1983-3156.2018v20i1p84-109. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/35043. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos