Saber, tecnologia e representação na arte Militar do século XVII: a propósito da obra de Luís Serrão Pimentel
Palavras-chave:
representação, história da Matemática, história na Educação Matemática.Resumo
Este texto procura refletir sobre como um ensino de matemática empregado na obra intitulada Método Lusitânico de Desenhar as Fortificações das Praças Regulares e Irregulares, de Pimentel (1680), implicando numa pedagogia de “base racionalista” e introduzindo a matemática usada na prática do artesão com um maior “rigor científico” na aprendizagem da “Arquitetura militar”, trabalha o saber, a técnica e a representação na feitura de um espaço regular, calculado e visível. Tudo isso para refletir sobre a constituição de um modo de saber, de olhar e de representar que está na base da educação matemática. E, ainda, tomar a história da matemática por meio das problematizações de uma sociedade, de uma cultura, possibilitando a elaboração e a discussão dessa história para e no ensino atual da matemática. Palavras-chave: representação; história da Matemática; história na Educação Matemática. Abstract This text reflects on how the mathematics teaching used in the book “Método Lusitânico de Desenhar as Fortificações das Praças Regulares e Irregulares”, by Pimentel (1680), which implies a “rationalist” pedagogy and introduces the mathematics used in the artisan’s practice with greater “scientific rigor” in the learning of “military Architecture”, works with knowledge, technology and representation to make a regular, calculated and visible space. All this in order to reflect on the formation of a way of knowing, looking and representing that is on the basis of mathematics education; also, in order to view the history of mathematics by means of the problematizations of a society, of a culture, enabling the development and discussion of this history to and in the current teaching of mathematics. Keywords: Representation; History of Mathematics; History in Mathematics Education.Downloads
Como Citar
Flores, C. (2009). Saber, tecnologia e representação na arte Militar do século XVII: a propósito da obra de Luís Serrão Pimentel. Educação Matemática Pesquisa Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados Em Educação Matemática, 10(2). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/1739
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