Ensaio entre Imagens e Conceitos da Educação Matemática: currículos, práticas e formação docente dos e nos anos iniciais do ensino fundamental<br>Essay between Images and Concepts of Mathematics Education
Palavras-chave:
conceitos de educação matemática, educação fundamental e formação de professoresResumo
ResumoEste ensaio foi produzido a partir da leitura dos textos apresentados ao GT19 - Educação Matemática, no ano de 2013 na ANPEd. Enquanto um estrangeiro no campo da Educação Matemática, a proposta do ensaio é problematizar os conceitos de matemática e educação matemática discutidos e, a partir de imagens, constituir possibilidades de diálogos entre as discussões realizadas no GT13 - Educação Fundamental, as posições assumidas por mim no âmbito da Formação de Professores e o crescente campo da Educação Matemática.Palavras-chave: conceitos de educação matemática; educação fundamental e formação de professores.AbstractThis paper was produced from the reading of the texts presented to the GT19 - Mathematics Education in 2013 in ANPED. As a foreigner in the field of Mathematics Education, the proposed of essay is to talk over the concepts of mathematics and mathematics education discussed and, from images, provide opportunities for dialogue between the discussions in GT13 - Elementary Education, the positions taken by me under the Teacher Training and the growing field of Mathematics Education.Keywords: concepts of mathematics education; elementary education and teacher training.Metrics
Carregando Métricas ...
Downloads
Publicado
2013-12-27
Como Citar
PRADO, G. D. V. T. Ensaio entre Imagens e Conceitos da Educação Matemática: currículos, práticas e formação docente dos e nos anos iniciais do ensino fundamental<br>Essay between Images and Concepts of Mathematics Education. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 15, n. 4, p. 783–796, 2013. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/17744. Acesso em: 23 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).