Evolução de estratégias e mapeamento de possibilidades no jogo mankala colhe três
Évolution des stratégies et répertoriage des possibilités dans le jeu mankala récolte trois

Tarcisio Rocha dos Santos, Paula Moreira Baltar Bellemain, Paulo Figueiredo Lima

Resumo


Fundamentado pela Teoria das Situações Didáticas, de Guy Brousseau, buscou-se investigar a evolução de estratégias de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental no jogo Mankala Colhe Três. Para isso, foi feita uma análise a priori do jogo baseada em um mapeamento das jogadas. Do dispositivo experimental, que teve como base a realização de dois momentos práticos com o jogo e de uma entrevista, participaram quatro alunos de 6º ano do Ensino Fundamental. Dentre os resultados obtidos, percebeu-se que, devido à maneira como o dispositivo experimental foi preparado, foi possível fortalecer o caráter adidático das situações de jogo com o Mankala Colhe Três e que as diferentes modalidades de interação entre os sujeitos favoreceram a evolução das estratégias durante as partidas.


Résumé

Ce travail, développé dans le cadre de la théorie des situations didactiques de Guy Brousseau, porte sur l´évolution des stratégies d’élèves de sixième dans le jeu Mankala Récolte Trois. Pour cela, un répertoire de configurations possibles de jeu a été construit dans l’analyse a priori. Le dispositif expérimental est constitué de deux moments de jeu et d’un entretien avec quatre élèves de sixième. Parmi les résultats, il a été constaté que le dispositif expérimental a permis de renforcer le caractère adidactique des situations de jeu avec le Mankala Récolte Trois et que les différentes formes d’interaction ont favorisé l’évolution des stratégies des élèves le long des parties jouées.



Palavras-chave


Jogo Matemático; Mankala Colhe Três; Teoria das Situações Didáticas;

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Direitos autorais 2016



Ficha Catalográfica
 

Educação Matemática Pesquisa : revista do Programa
   de Estudos Pós-Graduados em Educação     Matemática. - São Paulo.
   Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - Programa de Estudos
   Pós-Graduados em Educação Matemática .
-- v.1, n.1 (1999)- .

Quadrimestral
ISSN 1983-3156

https://revistas.pucsp.br/emp

1. Matemática - Estudo e ensino - 2.Matemática - Pesquisa.
I. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática

CDD 510.7
510.72

Bibliotecária:Carmen Prates Valls CRB 8a.-556

Indexadores da Revista

     
             Anti-Plágio