Desenvolvimento do pensamento matemático em estudantes com deficiência intelectual

Autores

  • Adriela Noronha Instituto Federal Catarinense
  • Sani de Carvalho Rutz da Silva UTFPR
  • Elsa Midori Shimazaki UNOESTE

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2023v25i4p071-091

Palavras-chave:

Conceitos matemáticos, Teoria Histórico-Cultural, Ensino Desenvolvimental, educação inclusiva, atendimento educacional especializado

Resumo

Discutimos sobre o desenvolvimento do pensamento matemático em estudantes com deficiência intelectual (DI). O estudo baseia-se na teoria histórico-cultural e na teoria do ensino desenvolvimental. Buscamos responder o questionamento: De que forma podemos contribuir com a mobilização do pensamento matemático em estudantes com DI? Para responder à questão norteadora, realizamos um experimento didático formativo do qual participaram três estudantes com diagnóstico de DI que frequentavam o atendimento educacional especializado (AEE) em turno inverso à escolarização comum. Trabalhamos com a tarefa “A casa inacabada”, por meio da qual foi possível identificar indícios de mobilização e ação do pensamento matemático por parte dos estudantes participantes. Destacamos que se utilizarmos nas ações pedagógicas o princípio da educação que desenvolve, promovemos nos estudantes com deficiência intelectual possibilidades de criar e consolidar diferentes zonas de desenvolvimento proximal (ZDP) e com isso potencializamos a aprendizagem e o desenvolvimento de conceitos matemáticos.

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Biografia do Autor

Adriela Noronha, Instituto Federal Catarinense

Doutora em Ensino de Ciência e Tecnologia

Sani de Carvalho Rutz da Silva, UTFPR

Doutora em Ciência dos Materiais

Elsa Midori Shimazaki, UNOESTE

Doutora em Educação

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Publicado

2023-12-23

Edição

Seção

Educação Matemática de pessoas historicamente marginalizadas no contexto escolar