Conflito de paradigmas na transição entre os anos iniciais e finais do ensino fundamental: o caso do perímetro e da área <br> Paradigm conflict in the transition between initial and final years of elementary school: the case of perimeter and area

Autores

  • Lúcia de Fátima Durão Ferreira Colégio de Aplicação do CE da UFPE
  • Paula Moreira Baltar Bellemain DMTE e EDUMATEC da UFPE

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2018v20i3p213-238

Palavras-chave:

Teoria antropológica do didático, paradigma de questionamento do mundo, paradigma de visitação das obras

Resumo

Este artigo, que apresenta parte da nossa pesquisa de doutorado, tem como objetivo apresentar uma análise comparativa da transição entre os anos iniciais e os anos finais, em particular, do ensino de perímetro e área do 5º para o 6º ano do ensino fundamental, numa escola da rede privada do Recife-PE. Este estudo de caso teve como suporte teórico metodológico: a Teoria antropológica do didático com a escala de níveis de codeterminação, e a análise documental, entrevistas semiestruturadas e observações naturalistas. Dentre os resultados obtidos constatamos que as pressões internas e externas provocadas pelos níveis de codeterminação na escola São Francisco deixam a mostra o conflito de paradigmas de questionamento do mundo e de visita às obras presentes na transição entre os níveis de ensino para os objetos perímetro e área. <br>

This paper, that presents part of our doctoral research, has the goal to show a comparative analysis of the transition between initial and final years, in particular of the teaching of perimeter and area from Grade 5 to Grade 6 of elementary school in a private school from Recife-PE. This case study had, as theoretical and methodological support, the anthropologic didactic theory with the codetermination levels scale, and documental analysis, semistructured interviews and naturalistic observations. Among the results obtained, we have noticed that both internal and external pressures caused by codetermination levels in São Francisco school make apparent the paradigm conflict of questioning the world and visitation of works present in the transition between teaching levels to the perimeter and area objects.


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Publicado

2019-01-31

Como Citar

DURÃO FERREIRA, L. de F.; BELLEMAIN, P. M. B. Conflito de paradigmas na transição entre os anos iniciais e finais do ensino fundamental: o caso do perímetro e da área &lt;br&gt; Paradigm conflict in the transition between initial and final years of elementary school: the case of perimeter and area. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 20, n. 3, 2019. DOI: 10.23925/1983-3156.2018v20i3p213-238. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/39833. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Finalizada - Número Temático - TAD - Volume 20 -3 (2018)