Prontidão de alunos do ensino superior para a aprendizagem de álgebra linear <br> Higher education students’ readiness for the learning of linear algebra
Palavras-chave:
Prontidão, Álgebra linear, Alunos do ensino superiorResumo
Neste artigo estuda-se a prontidão de alunos do ensino superior para a aprendizagem de álgebra linear, salientando a natureza teórica desta área de conhecimento. Participaram no estudo alunos do ensino superior, de uma turma do 1.º ano, de um Instituto Politécnico do norte de Portugal. Os alunos responderam a um teste diagnóstico, cujas questões incorporavam conteúdos lecionados durante os anos escolares anteriores à entrada no ensino superior, considerados como pré-requisito para a aprendizagem de álgebra linear numa vertente mais teórica. Dos resultados do estudo, destacam-se as grandes dificuldades dos alunos em todos os conteúdos avaliados, verificando-se que mais de metade apresentou respostas incorretas ou não respondeu às questões colocadas, donde se conclui que os alunos não apresentam um grau de prontidão adequado para aprendizagem de álgebra linear.
In this paper we study the readiness of higher education students for linear algebra learning, emphasizing the theoretical nature of this area of knowledge. Higher education students participated in the study, a class of 1st year of a Polytechnic Institute from the north of Portugal. Students answered a diagnostic test, whose questions incorporated content taught during the previous school years to entry into higher education, considered as a prerequisite for learning linear algebra in a more theoretical approach. From the results of the study, we highlight the great difficulties of the students in all evaluated contents, verifying that more than half had incorrect answers or did not respond to the questions. So we conclude that students do not have an appropriate degree of readiness to learning linear algebra.
Metrics
Referências
ALVARADO, A.; GONZÁLEZ, M. T. A study of university student’ performance with proof. Quaderni di Ricerca in Didattica (Scienze Matematiche), Suplemento 2, 2009, p. 348-352.
ARTIGUE, M.; CHARTIER, G.; DORIER, J.-L. Presentation of other research works. In Dorier, J.-L. (Ed.). On the teaching of linear algebra. Kluwer Academic Publishers, 2000, p. 247-271.
AUSUBEL, D.; NOVAK, J.; HANESIAN, H. Psicologia educacional. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980.
BARROS, P. M.; ARAÚJO, C. M.; FERNANDES, J. A. Raciocínios de estudantes do ensino superior na resolução de tarefas sobre matrizes. In FERNANDES, J. A.; MARTINHO, M. H.; TINOCO, J.; VISEU, F. (Orgs.). Atas do XXIV Seminário de Investigação em Educação Matemática. Braga: Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho, 2013, p. 295-308.
BARROS, P. M.; FERNANDES, J. A.; ARAÚJO, C. M. Raciocínios desenvolvidos na verificação das soluções de sistemas de equações lineares. In Pinto, H.; Jacinto, H.; Henriques, A.; Silvestre, A.; Nunes, C. (Orgs.). Atas do XXIII Seminário de Investigação em Educação Matemática. Lisboa: Associação de Professores de Matemática, 2012, p. 333-347.
CELESTINO, M. R. Ensino-aprendizagem da álgebra linear: as pesquisas brasileiras na década de 90. Dissertação de mestrado, Pontifícia Universidade Católica de S. Paulo, S. Paulo, 2000.
CELIS, M. B.; KURDOBRIN, A. I.; PÉREZ, M.V; SABATINELLI, P. A.; GUZMÁN, M. E. Una propuesta para evaluar la comprensión de algunos conceptos básicos del álgebra lineal. In Veiga, D. (Ed.). Acta de la IX Conferencia Argentina de Educación Matemática. Argentina, Buenos Aires: SOAREM - Sociedad Argentina de Educación Matemática, 2012, p. 263-267.
COIMBRA, J. L. Alguns aspectos problemáticos relacionados ao ensino-aprendizagem da álgebra linear. Dissertação de mestrado, Universidade Federal do Pará, Pará, 2008.
CORREIA, P. F.; FERNANDES, J. A. Intuições de alunos do 9º ano em probabilidade condicionada no contexto de extração de bolas de um saco. Educação Matemática Pesquisa, v. 16, n. 2, p. 295-321, 2014.
DAY, J. M.; KALMAN, D. Teaching linear algebra: what are the questions? American University, USA, Washington, 1999. Consultado em julho 4, 2011, em
www1.american.edu/academic.depts/cas/mathstat/People/kalman/pdffiles/questions.pdf
DORIER, J.-L. (Ed.) (2000). On the teaching of linear algebra. Kluwer Academic Publishers, 2000.
DORIER, J.-L.; ROBERT, A.; SIERPINSKA, A. Conclusion. In Dorier, J.-L. (Ed.). On the teaching of linear algebra. Kluwer Academic Publishers, 2000, p. 273-276.
DORIER, J.-L.; SIERPINSKA, A. Research into the teaching and learning of linear algebra. In Holton, D. (Ed.). The teaching and learning of mathematics at university level. Kluwer Academic Publishers, 2001, p.255-273.
GUEUDET-CHARTIER, G. Should we teach linear algebra through geometry? Linear Algebra and its Applications, 379, p. 491-501, 2004.
HILLEL, J. Modes of description and the problem of representation in linear algebra. In Dorier, J.-L. (Ed.). On the teaching of linear algebra. Kluwer Academic Publishers, 2000, p. 191-207.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Programa de Matemática A (10.º, 11.º e 12.º anos). Lisboa: Autor, 2001.
MOREIRA, M. A. O que é afinal aprendizagem significativa? Qurriculum, n. 25, p. 29-56, 2012.
OLIVEIRA, L. C. Como funcionam os recursos-meta em aula de álgebra linear?. Dissertação de mestrado em Educação Matemática, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.
SIERPINSKA, A. On some aspects of students’ thinking in linear algebra. In Dorier, J.-L. (Ed.). On the teaching of linear algebra. Kluwer Academic Publishers, 2000, p. 209-246.
UZURIAGA LÓPEZ, V. L.; ARIAS MENDOZA, J. J.; MANCO SILVA, D.G. Algunas causas que determinan el bajo rendimento académico en el curso de álgebra lineal. Scientia et Technica, n. 44, p. 286-291, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).