Formação do conceito de transformação linear de acordo com os pressupostos de Davydov
Formation of the concept of linear transformation according to the propositions of Davydov

Aline Mota de Mesquita Assis

Resumo


Este artigo objetiva compreender e analisar as contribuições da teoria do ensino desenvolvimental para o ensino de Álgebra Linear, tendo em vista a aprendizagem do conceito de transformação linear. A questão de pesquisa foi: que repercussões teriam, no processo de formação de conceitos pelos alunos, o ensino do conceito de transformação linear fundamentado na teoria histórico-cultural, em específico, na teoria do ensino desenvolvimental de Davydov? A metodologia utilizada foi um experimento didático formativo, pautado nos pressupostos davydovianos. Dentre os resultados obtidos tem-se: o desenvolvimento da capacidade de pensar a Matemática de acordo com a forma de pensar dessa ciência e indícios de mudanças qualitativas no desenvolvimento do pensamento teórico quanto ao conceito de transformação linear.

The aim of this paper is to analyze and understand the contributions of developmental teaching theory to the teaching of linear algebra regarding the concept of linear transformation. The research question was: what repercussions would the teaching of the concept of linear transformation based on historical-cultural theory, specifically on Davydov's theory of developmental teaching, have on students’ concept formation process? The methodology used was a didactic formative experiment, based on Davydov's ideas. Among the results obtained are the development of the ability to think Mathematics according to the framework of this science and signs of qualitative changes in the development of theoretical thinking regarding the concept of linear transformation.


Palavras-chave


Ensino desenvolvimental, Ensino de Álgebra Linear, Formação de conceitos matemáticos, Teoria histórico-cultural, Transformação Linear.

Texto completo:

PDF

Referências


CARDOSO, V. C. Ensino e aprendizagem de álgebra Linear: uma discussão acerca de aulas tradicionais, reversas e de vídeos digitais. 2014. 204 f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática)-Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2014.

DORIER, J.-L. A general outline of the genesis of vector space theory. Historia Mathematica, Genève, v. 22, 1995, p. 227-261.

DORIER, J.-L. On the teaching of linear algebra. Mathematics Educations Library, volume 23. New York / Boston / Dordrecht / London / Moscow: Kluwer Academic Publishers, 2002.

FRANÇA, M. V. D. de. Conceitos fundamentais de álgebra linear: uma abordagem integrando geometria dinâmica. 2007. 139 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática)-Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.

FURTADO, A. L. Dificuldades na aprendizagem de conceitos abstratos da álgebra linear. 2014. 165 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática)-Instituto de Matemática, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.

FURTADO, A. L. C.; CABRAL, M. A. P. Aprendizagem de conceitos da álgebra linear. In: CONFERÊNCIA INTERAMERICANA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, XIII. 2011, Recife. Anais [...]. Recife, 2011.

OLIVEIRA, L. C. B. de. Como funcionam os recursos-meta em aula de álgebra linear? 2005. 131 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática)-Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.

DAVYDOV, V. V. Problemas do ensino desenvolvimental: A experiência da pesquisa teórica e experimental na psicologia. Tradução José Carlos Libâneo e Raquel A. M. M. Freitas, de Problems of developmental Teaching – The experience of theoretical and experimental psychological research. Soviet Education, Ago. 1988, vol. XXX, nº. 8.

MARX, K. Contribuição para a crítica da economia política. Lisboa: Editorial Estampa, 1974, pp. 228-237.

VIGOTSKI, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. Tradução Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

VYGOTSKI, L. S. A Formação Social da Mente. Tradução José Cipolla Neto; Luís Silveira Menna Barreto e Solange Castro Afeche. 4 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991.




DOI: https://doi.org/10.23925/1983-3156.2019vol21i3p438-463

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Direitos autorais 2019 Educação Matemática Pesquisa : Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática



INDEXADORES DA REVISTA
     
             Anti-Plágio