Um percurso de estudo e pesquisa para o trabalho com as operações aritméticas fundamentais<br>A path of study and research to work with fundamental arithmetic operations

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2019v21i5p647-659

Palavras-chave:

História da Matemática. Operações Aritméticas Fundamentais. Teoria das Situações Didáticas. Percurso de Estudo e Pesquisa.

Resumo

Neste trabalho, apresentaremos um recorte de uma dissertação de mestrado com o objetivo de explanar propostas de situações didáticas articuladas às contribuições da História da Matemática com aportes teóricos da Didática, visando contribuir com a prática de professores no trabalho com as Operações Aritméticas Básicas. Neste estudo foram buscadas respostas provisórias para o seguinte problema didático: “Como institucionalizar as contribuições de Construtos Didáticos – uma vez que, a incompletude atua na instituição escolar – a partir do trabalho de professores, no 6° ano, quando ensinam as Operações Aritméticas Fundamentais?”. Para tal, embasamo-nos em alguns elementos da Teoria das Situações Didáticas, desenvolvida por Guy Brousseau. Como aporte metodológico, utilizamos elementos da Engenharia Didática do Percurso de Estudo e Pesquisa. Adotamos como campo investigativo três escolas da rede estadual de Feira de Santana-BA. Para produzir os dados, realizamos visitas às referidas escolas, entrevistas semiestruturadas com três professores, filmagens e/ou gravação de áudio de algumas aulas, observações naturalistas e questionários abertos para educadores e alunos. Além disso, observamos anotações nos cadernos dos estudantes, fizemos seis encontros para estudos com os professores e, em seguida, convidamos os docentes para criarem conosco situações didáticas que integrassem as contribuições da Didática da Matemática às Operações Aritméticas Básicas.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Rita Cineia Meneses Silva, Secretaria da Educação do Estado da Bahia

Graduada em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Feira de Santana. Especialista em Política do Planejamento Pedagógico, pela Universidade do Estado da Bahia-UNEB, e em Educação Matemática com Novas Tecnologias, pela Faculdade de Tecnologia e Ciências-FTC e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA/UEFS). Pesquisadora do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa, Ensino e Didática das Ciências, Matemática e Tecnologia-NIPEDICMT da Universidade Federal da Bahia-UFBA e Professora da rede estadual da Bahia. Sócia da Sociedade Brasileira de Matemática.Tem experiência na área de Matemática, Educação Matemática, Didática da Matemática, Gestão Escolar e Formação de Professor.

Referências

ALMOULOUD, S. A. Fundamentos da didática da matemática. Curitiba: Ed. UFPR, 2007.

BARQUERO, B.; BOSCH, M.; GASCÓN, J. Ecología de la modelización matemática: los recorridos de estudio e investigación. In: BOSCH, M. et al. Aportaciones de la teoría antropológica de lo didáctico: un panorama de la TAD. Barcelona: Centre de Recerca Matemática, 2011.

BROUSSEAU, G. Fundamentos e Métodos da Didáctica da Matemática. In: BRUN, J. Didática das Matemáticas. Tradução Maria José Figueiredo. Lisboa: Instituto Piaget, 1996. p. 35-113.

______. Fondementes e méthodes de la didactique dês mathématiques. Recherche en Didactique des Mathématiques, v.7, n. 2, p. 33-115, 1986.

______. Les obstacles epistemologiques et les problemes en mathematiques. Recherches en Didactique des Mathématiques, v. 4, n. 2, p. 165-198, 1983.

CHEVALLARD, Y. Steps towards a new epistemology in mathematics education. In: BOSCH, M. (Ed.) Proceedings of the IV th Congress of theEuropean Society for Research (CERME 4), 2006, Barcelona. Barcelona: Universitat Ramon Llull Editions, 2006. p. 22-30.

CHEVALLARD, Y. La notion d’ingénierie didactique, un concept à refonder. Questionnement et éléments de réponse à partir de la TAD. 15e École d’Éte de Didactique des Mathématiques Clermont-Ferrand, 16-23 août 2009b. Disponível em: . Acesso em: 08 out. 2010.

______. La notion de PER: problèmes et avancéss. 2009a. Disponível em: <http://yves.chevallard.free.fr/spip/spip/IMG/pdf/La_notion_de_PER_problems_et_acancees.pdf>. Acesso em: 12 dez. 2016.

LICHTMAN, M. Qualitative research in educacion: a user`s guide. Thousand Oaks: Sage, 2010.

SILVA, R. C. M. A integração de construtos didáticos à prática docente: a Malamática para operar com a aritmética básica. 2017. 241 f. Dissertação (Mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2017.

ZUIN, E. S. L. Somar, subtrair, multiplicar e dividir números inteiros: o método analítico na Arithmetica Raciocinada de Pedro d’Alcântara Lisboa, publicada em 1863. Revista Educação em Questão, v. 23, n. 9, p. 31-52, maio/ago. 2005. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/xmlui/bitstream/handle/123456789/161183/8341-22290-1-PB.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 18 ago. 2016.

Downloads

Publicado

2019-11-06

Como Citar

SILVA, R. C. M.; FARIAS, L. M. S.; ALMOULOUD, S. A. Um percurso de estudo e pesquisa para o trabalho com as operações aritméticas fundamentais&lt;br&gt;A path of study and research to work with fundamental arithmetic operations. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 21, n. 5, 2019. DOI: 10.23925/1983-3156.2019v21i5p647-659. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/45576. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

Finalizada - LADIMA 2018 - Número especial - A Didática da Matemática, formação de professores e práticas docentes.