Formação de professores de matemática e o ensino de polinômios <br> Mathematics teacher education and teaching of polynomials
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2017v19i2p237-263Resumo
Resumo
O presente artigo tem por objetivo investigar o conhecimento matemático de professores para o ensino de polinômios na Educação Básica. Escolheu-se o conceito de polinômio devido à sua importância dentro do conhecimento matemático e à sua pouca exploração em pesquisas que abordam do ensino e da aprendizagem de conteúdos algébricos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa interpretativa, a qual se utilizou de sequências didáticas elaboradas pelos professores em suas análises, as quais foram realizadas à luz do trabalho de Ball e colaboradores. As conclusões de nossa investigação apontam que as sequências didáticas destinadas ao ensino dos polinômios elaboradas pelos professores contemplam aspectos de um conhecimento matemático para o ensino puramente relacionado a aspectos procedimentais e, muitas vezes, desprovido de significados. Alerta-se para a urgência da formação continuada, com foco não somente nos conhecimentos pedagógicos, mas também nos conhecimentos específicos matemáticos.
Abstract
This article aims to investigate the mathematical knowledge of teachers for the teaching of polynomials in Basic Education. The concept of polynomial was chosen due to its importance within the mathematical knowledge and to its little exploration in research that deals with the teaching and learning of algebraic contents. It is a qualitative interpretive research, which used didactic sequences elaborated by the teachers in their analyzes, which are realized under Ball and colleagues’ work. The conclusions of our investigation indicate that the didactic sequences destined to the teaching of the polynomials, elaborated by the teachers, contemplate aspects of a mathematical knowledge for the teaching purely related to procedural aspects and, often, devoid of meanings. It is alerted to the urgency of continuing education, focusing not only on pedagogical knowledge but also on specific mathematical knowledge.
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).