Prática profissional de professores dos anos iniciais e o pensamento algébrico: contribuições a partir de uma formação continuada<br>Teachers’ Professional Practice in Early Years and Algebraic Thinking: Contributions from In-Service Training

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2021v23i1p171-200

Palavras-chave:

Pensamento algébrico, Prática profissional, Ensino exploratório, Anos iniciais, Formação continuada.

Resumo

Resumo

Neste artigo analisamos como dois professores dos anos iniciais do ensino fundamental planejaram e conduziram uma aula considerando aspectos do pensamento algébrico a partir de uma abordagem de ensino exploratório, tendo em conta sua participação em uma formação continuada. O estudo enquadra-se em uma perspectiva qualitativa-interpretativa de pesquisa, em que a recolha de dados foi proveniente do planejamento dos professores, de registros em áudio das aulas, com sua subsequente transcrição, e registro fotográfico das tarefas matemáticas realizadas pelos alunos. Os resultados mostram que como consequência da formação realizada, as ações de planejamento e condução das aulas dos professores consideraram as fases do ensino exploratório, bem como aspectos do pensamento algébrico.

Palavras-chave: Pensamento algébrico, Prática profissional, Ensino exploratório, Anos iniciais, Formação continuada.

Abstract

This article analyses how two teachers of the early years of elementary school planned and conducted a class considering aspects of algebraic thinking from an exploratory teaching approach, taking into account their participation in continuing education. The study fits into a qualitative-interpretative research perspective, in which the data collection came from the teachers' planning, from audio records of the classes, with their subsequent transcription, and photographic record of the mathematical tasks performed by the students. The results show that as a consequence of the training carried out, the actions of planning and conducting the teachers' classes considered the phases of exploratory teaching, as well as aspects of algebraic thinking.

Keywords: Algebraic thinking; Professional practice; Exploratory teaching approach; Early years; In-service training.

Resumen

Este artículo analiza cómo dos profesores de los primeros años de la enseñanza primaria planificaron y llevaron a cabo una clase considerando aspectos del pensamiento algebraico desde un enfoque pedagógico exploratorio, llevándose en cuenta su participación en la educación continua. El estudio se enmarca en una perspectiva de investigación cualitativo-interpretativa, en la que la recolección de datos provino de la planificación de los docentes, de los registros de audio de las clases, con su posterior transcripción, y registro fotográfico de las tareas matemáticas realizadas por los estudiantes. Los resultados muestran que como consecuencia de la formación realizada, las acciones de planificación y conducción de las clases de los docentes consideraron las fases de la enseñanza exploratoria, así como aspectos del pensamiento algebraico.

Palabras clave: Pensamiento algebraico, Practica profesional, Enseñanza exploratoria, Años iniciales, Educación continua

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Biografia do Autor

Miriam Criez Nobrega Ferreira, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação

Mestre em Ensino e História das Ciências e da Matemática pela Universidade Federal do ABC (UFABC).

Doutoranda em Educação, ênfase em Didática da Matemática pela Universidade de Lisboa.

Alessandro Jacques Ribeiro, Centro de Matemática, Computação e Cognição (CMCC) Universidade Federal do ABC (UFABC)

Doutor em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Professor no Centro de Matemática, Computação e Cognição (CMCC) da Universidade Federal do ABC (UFABC).

João Pedro da Ponte, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa (IEUL)

João Pedro da Ponte é Doutor em Educação Matemática pela Universidade da Georgia (EUA) (1984), com orientação de Jeremy Kilpatrick e James Wilson. É professor catedrático de Didática da Matemática do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e professor visitante em Universidades no Brasil, Espanha e EUA. Coordenou projetos de investigação de Didática da Matemática, Formação de Professores e TIC. Dirigiu 40 teses de doutoramento e 84 dissertações de mestrado. Tem investigado sobre a prática profissional, conhecimento e desenvolvimento profissional do professor, com especial atenção aos estudos de aula e ao ensino-aprendizagem dos números, álgebra e raciocínio matemático. Publicou livros, capítulos e artigos em revistas como Educational Studies in Mathematics, ZDM, Journal of Mathematics Teacher Education, RELIME e BOLEMA. Colabora com a Associação de Professores de Matemática (APM), sendo membro do Grupo de Trabalho de Investigação (GTI).

 

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Publicado

2021-04-11

Como Citar

NOBREGA FERREIRA, M. C.; RIBEIRO, A. J.; DA PONTE, J. P. Prática profissional de professores dos anos iniciais e o pensamento algébrico: contribuições a partir de uma formação continuada&lt;br&gt;Teachers’ Professional Practice in Early Years and Algebraic Thinking: Contributions from In-Service Training. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 23, n. 1, p. 171–200, 2021. DOI: 10.23925/1983-3156.2021v23i1p171-200. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/49720. Acesso em: 22 dez. 2024.