Multisignificados de Equação: Uma Investigação Acerca das Concepções de Professores de Matemática <br> Multimeanings of equation: an investigation about mathematics teachers’ conceptions
Palavras-chave:
Equação, Multisignificados de Equação, Formação de Professores.Resumo
Apresentamos neste artigo os resultados de uma pesquisa de mestrado que buscou investigar os significados do conceito de equação que professores de matemática apresentam em sua imagem de conceito. A presente pesquisa fundamentou-se nos trabalhos de Ribeiro e de Tall e Vinner, e os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas que contemplavam situações matemáticas acerca do conceito de equação. Dentre os principais resultados, destacamos que os professores investigados apresentaram, basicamente, em suas imagens de conceito, os significados Processual-Tecnicista e Intuitivo-Pragmático. Por fim, pretendemos, a partir de nossa pesquisa, propor uma discussão mais ampla do conceito de equação para professores de Matemática em formação inicial ou em formação continuada de Professores.
Abstract
In this paper we present the main results of a Master thesis that investigated the meanings of the concept of equation that Mathematics Teachers have in your concept image. This research was based on the work of Ribeiro and of Tall and Vinner, and the data were collected through semi-structured interviews, which contemplated mathematical situations concerning the concept of equation. Among the main results we highlight that our teachers presented, basically in their concept images, meanings Procedural-Technicist and Intuitive-Pragmatic. Finally, we plan, starting from our research, to propose reflections that will lead to a broader discussion of the concept of equation for Mathematics Teacher Education.
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).