Ensino de estatística no ensino médio noturno pela prática de uma pesquisa de campo <br> Statistics Education in evening high school with a field research practice

Autores

  • Daniel Ânderson Müller Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul
  • Luciana Neves Nunes Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Educação Estatística, Pesquisa Qualitativa, Análise de dados, Ensino Médio.

Resumo

Resumo

O desenvolvimento de tópicos de Estatística a partir da realização de uma atividade prática de coleta e análise de dados da realidade, propicia às pessoas qualificar seu posicionamento crítico, a auto-organização, o trabalho coletivo e colaborativo. O presente estudo teve por objetivo realizar uma pesquisa qualitativa em uma turma do segundo ano do Ensino Médio para avaliar o efeito de uma prática de ensino no aprendizado de conteúdos de Estatística. Em grupo, todos planejaram e executaram uma pesquisa de campo focada em temáticas sugeridas pelos próprios alunos. Esta atividade destaca-se pelo fato dos dados terem sido coletados com base em uma amostra aleatória dos habitantes do município. A análise qualitativa de respostas dos alunos a questões específicas, com base na metodologia Discurso do Sujeito Coletivo, permitiu constatar a adequada compreensão dos conceitos de Estatística, e também evidencia a satisfação dos estudantes ao participar do processo.

 

Abstract

The development of topics of Statistics from the accomplishment of a practical activity of collection and real data analysis, propitiates to the people to qualify their critical thinking, self-organization, collective and collaborative work. The aim of this study was to do a qualitative research in a High School class to evaluate the effects of a teaching practice in the learning of topics of Statistics. As a group, everyone planned and did field research focusing on themes that had been suggested by the students themselves. This activity stands out because the data collected was based on a random sample of the residents of the town. The qualitative analysis of students' answers to specific questions, based on the Collective Subject Discourse methodology, revealed proper understanding of statistical concepts, and also showed the satisfaction of students to be part of the process. 

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Daniel Ânderson Müller, Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul

Mestre em Ensino de Matemática: UFRGS; Professor da Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul.

Luciana Neves Nunes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Epidemiologia: UFRGS; Professora adjunta do Departamento de Estatística (UFRGS), PPG Ensino de Matemática (UFRGS).

Referências

ABRAMSON, J.H. WINPEPI updated: computer programs for epidemiologists, and their teaching potential. Epidemiologic Perspectives & Innovations, 2011, 8:1. Software. Disponível em: <http://www.brixtonhealth.com/pepi4windows.html>.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais + (PCN+) - Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Brasília: MEC, 2002. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/CienciasNatureza.pdf>. Acesso em 28 set. 2015.

______. Ministério da Educação. Conselho Nacional da Educação. Câmara da Educação Básica. Resolução nº 2, de 30 de janeiro 2012. Define Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=9864-rceb002-12&category_slug=janeiro-2012-pdf&Itemid=30192]>. Acesso em 10 ago. 2016.

CASTRO, Franciana Carneiro de., CAZORLA, Irene Mauricio. As armadilhas estatísticas e a formação do professor. In: Congresso de Leitura no Brasil, 16. 2007, Campinas. No mundo há muitas armadilhas e é preciso quebrá-las. Campinas: Unicamp, 2007. Disponível em: <http://alb.com.br/arquivo-morto/edicoes_anteriores/anais16/sem15dpf/sm15ss08_05.pdf>. Acesso em 05 out. 2015.

CAZORLA, Irene Mauricio; SANTANA, Eurivalda Ribeiro dos Santos. Tratamento da informação para o ensino fundamental e médio. Série Alfabetização Matemática, Estatística e Científica. Itabuna, Via Litterarum, 2006.

FIGUEIREDO, Marília Z. A.; CHIARI, Brasilia M.; GOULART, Bárbara N. G. de. Discurso do Sujeito Coletivo: uma breve introdução à ferramenta de pesquisa qualiquantitativa. Revista Distúrbios da Comunicação, São Paulo, n. 25, p. 129-136. abr. 2013. Disponível em: <http://revistas.pucsp.br/index.php/dic/ article/view/14931>. Acesso em 29 out. 2015.

LEFEVRE, Fernando. Discurso do Sujeito Coletivo. São Paulo, 2003. Disponível em: <http://www.fsp.usp.br/quali-saude/Discurso_sujeito_coletivo.htm>. Acesso em 26 set. 2015.

LOPES, Celi Espasandin. A Educação Estatística no Currículo da Matemática: Um ensaio teórico. In: Reunião Anual da ANPEd. 33., 2010, Caxambu (MG). Educação no Brasil: o balanço de uma década. Caxambu: ANPEd, 2010. Disponível em: <http://33reuniao.anped.org.br/ 33encontro/app/webroot/files/file/Trabalhos%20em%20PDF/GT19-6836--Int.pdf>. Acesso em 26 out. 2015.

MÜLLER, Daniel Ânderson. Ensino e aprendizagem de Estatística no contexto do Ensino Médio Politécnico pelo desenvolvimento de uma pesquisa de campo. 2015. 78 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) -- Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática, Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, 2015. Disponível em: < http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/143195>. Acesso em 10 ago. 2016.

PISTRAK, Moisey Mikhaylovich. Fundamentos da Escola do Trabalho. Trad. Daniela Aarão Reis Filho. 3. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2011.

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO (RIO GRANDE DO SUL) (SEDUC). Proposta Pedagógica para o Ensino Médio Politécnico e Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio. Porto Alegre, nov. 2011a. Disponível em: <http://www.educacao.rs.gov.br/dados/ens_med _proposta.pdf>. Acesso em: 20 maio 2014.

______ . Regimento Referência das Escolas de Ensino Médio Politécnico da Rede Estadual. Porto Alegre, dez. 2011b. 27f.

SCHU, Angela Maria Pacini. Ensino Médio Politécnico e a relação dos alunos com o saber. 2015. 234 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, 2015. Disponível em: <http://hdl.handle.net/10183/119751>. Acesso em 02 out. 2015.

SKOVSMOSE, Ole. Educação Matemática Crítica: A Questão da Democracia. Campinas, SP: Papirus, 2001.

Downloads

Publicado

2017-01-15

Como Citar

MÜLLER, D. Ânderson; NUNES, L. N. Ensino de estatística no ensino médio noturno pela prática de uma pesquisa de campo &lt;br&gt; Statistics Education in evening high school with a field research practice. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 18, n. 3, 2017. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/31482. Acesso em: 22 dez. 2024.